Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Chuva e temperaturas baixas no Noroeste Paulista
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Dados são do Canal CLIMA da Unesp de Ilha Solteira

Depois de mais 40 dias sem chuva no Noroeste Paulista, a chuva chega na região e as temperaturas caem depois do longo período de seca e calor. Paranapuã, nas proximidade da margem esquerda do rio Grande chegou a ficar 45 dias sem chuvas e toda a agricultura sentia a falta da água, enquanto que os sistemas de irrigação estavam trabalhando em plena carga para repor a água perdida pela evapotranspiração das culturas que chegou a 4,6 mm/dia em Paranapuã e à 5,4 mm/dia em Pereira Barreto (Estação Santa Adélia) que estava à 31 dias sem chuvas.

Na última semana de abril, a madrugada de hoje (26) a região Noroeste Paulista foi surpreendida com ventos fortes vindos de sudoeste e oeste a queda brusca da temperatura e chuva, registrando na região 35% do esperado pela média histórica dos outros anos em poucas horas, é o mostrou o monitoramento feito pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Ilha Solteira e Pereira Barreto foram os municípios que mais sentiram o vento forte e a queda brusca da temperatura e as chuvas que começaram a cair por volta das 02:00 horas. Em Pereira Barreto (Estação Santa Adélia) a velocidade do vento chegou a 34,5 km/h às 02:14 h com ventos de Oeste, enquanto que na barranca do Rio Tietê, também em Pereira Barreto (Estação Bonança) ventos de Sudoeste às 02:32 h chegaram a 35,8 km/h. Em Ilha Solteira, a velocidade máxima dos ventos vindos também de Sudoeste foi registrada às 02:10 h chegando a 33,7 km/h.

Segundo o monitoramento da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, no dia de hoje os municípios de Ilha Solteira, Pereira Barreto e Sud Mennucci foram os que receberam os maiores volumes de chuva, com respectivamente 48 mm, 42,7 mm (Estações Santa Adélia e Bonança) e 42,4 mm. Menores volumes de chuva foram registrados em Populina com 15,7 mm e de acordo com o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira "o volume de chuva registrado traz alívio para os agricultores pela recomposição do armazenamento de água no solo na profundidade ocupada pelo sistema radicular das culturas, ao mesmo tempo que garante um aumento do nível dos reservatórios e dá um alívio nos custos de produção, especialmente nas culturas de milho e feijão que estavam sendo irrigadas já há mais de um mês. Os Argisolos que predominam na região tem CAD - Capacidade de Água Disponível da ordem de 1,0 mm/cm de solo e assim, estas chuvas superiores a 40 mm garantem um otimo armazenamento de água até camadas mais profundas".

Em comparação ao ano de 2015, a chuva que caiu hoje (26 de abril) já representa quase o dobro em Marinópolis, Itapura também segue com está com 12 milímetros a mais em relação a 2015. Porém nos demais municípios, a precipitação tem sido menor ou igual que 2015, até o momento.

Em 2016, o mês de abril até o dia 25 foi de maiores temperaturas máximas, acima de 36°C em todos os municípios. Em relação aos 5 anos anteriores, que estiveram pouco acima dos 30°C, e ainda pior no ano 2013 que até temperaturas máximas de 29 °C nos municípios de Pereira Barreto e Itapura. Houve também a queda das temperaturas pela manhã, 19,5 °C por volta das 09h na Bonança e em Ilha Solteira as 10h a temperatura esteve a 20 °C.

A umidade relativa do ar esteve em estado de atenção por vários momentos, no dia 1° de abril esteve em 22,8% em Itapura, 24% em Sud Mennucci e 27,8% em Marinópolis. No dia seguinte (11 de abril), 23,4% em Paranapuã e 29,5% em Ilha Solteira. Com isso a evapotranspiração eleva seus valores em até 5,5 mm/dia, o que aumenta o deficit hídrico das culturas exigindo o manejo racional da água para irrigação.

Neste momento (18:30 h) chove em Ilha Solteira e Pereira Barreto que tem temperatura de 21,2ºC e 21,3ºC (Estação Santa Adélia) e registraram pela manhã temperaturas mínimas de 20ºC (Ilha Solteira) e 19,5ºC (Bonança).

Monitoramento climático e apoio ao irrigante

O monitoramento agroclimatologógico da região Noroeste Paulista é feito pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira através da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, que tem no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira (http://clima.feis.unesp.br) a sua parte visível e que faz a atualização dos dados coletados a cada cinco minutos. De forma livre e gratuita o Internauta pode ter acesso às informações agroclimatológicas, como por exemplo temperatura, umidade relativa, chuva, etc. Aos irrigantes, através do conhecimento da evapotranspiração, que é a perda de água pelo processo de evaporação do solo e transpiração das folhas e que deve ser reposto ao solo pela chuva ou irrigação, é possível realizar o manejo da irrigação. Já aos pesquisadores, os registros dos clima nas estações fornecem uma base completa de dados agroclimatológicos, como radiação líquida, global e fotossintéticamente ativa, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, evaporação da água em superfícies livres e evapotranspiração por dois métodos, etc. Em relação às Seguradoras e Agências Ambientais, a chuva e a velocidade e direção do vento, por exemplo, podem servir de suporte para a comprovação dos efeitos de uma chuva ou ventania intensa ou até prover dados para estudos de dispersão de poluentes.

O Internauta, a Imprensa e demais interessados podem receber informações climáticas e os resultados das pesquisas através do press-releases preparados pelos Bolsistas de Extensão. O cadastro deve ser feito em http://www.agr.feis.unesp.br/faleconosco.php

SERVIÇO:

- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
- Informações também em (018) 3743-1959

Fonte: Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira (http://clima.feis.unesp.br).

Portal UNESP, 26 de abril de 2016.
Maxpress, 27 de abril 2016.
Jornal Dia Dia, 27 de abril de 2016.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA