Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Volta a chover no Noroeste Paulista
--------------------------------------------------------------------------------------------------

O ano de 2016 tem se mostrado totalmente atípico no Noroeste Paulista. Primeiro foram as geadas, muito incomum na região e temperaturas mínimas recordes, depois o mês de agosto ficou como o mais chuvoso da história. Segundo o monitoramento realizado pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista (http://clima.feis.unesp.br) operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp Ilha Solteira (http://www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php) o volume médio de chuvas foi de 78 mm, com Ilha Solteira registrando 140 mm, quando a expectiva da região em base histórica seria de chover apenas 13 milímetros.

Em outubro outro extremo, agora de temperatura máxima, com média das máximas variando entre 32,3ºC em Pereira Barreto e 34,1ºC em Populina, mas ontem chegou à 39,9ºC em Marinópolis, é o que informa o Canal CLIMA da Unesp Ilha Solteira (http://clima.feis.unesp.br) que atualiza e disponibiliza os dados coletados pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista. A frequência de temperaturas maiores quer 39,9ºC em Marinópolis é de apenas 0,32% dos dias, segundo a base de dados histórica.

Consumo de água - agricultura - evapotranspiração
Esta condição de elevada temperatura e baixa umidade relativa do ar impõe a população cuidados com o corpo que exige que se beba muita água e o uso de protetor solar e proteção, no campo, para garantir a sustentabilidade da produção de alimentos são necessários o uso de sistemas de irrigação, pois a evapotranspiração - que é a perda de água por transpiração das folhas e evaporação do solo - se eleva também, exigindo uso frequente dos sistemas de irrigação.  Até hoje, na região Noroeste Paulista a umidade no solo apresentava uma grande variabilidade, pois haviam municípios que estavam com 5 dias e outros com 45 dias sem registrar chuvas maiores que 10 mm e assim, a evapotranspiração chegou à 7,1 mm/dia em Pereira Barreto na Estação Santa Adélia. 

No mês de outubro de 2016, a evapotranspiração de referência média está variando entre 4,2 mm/dia em Populina e 4,9 mm/dia em Pereira Barreto (Estação Santa Adélia) e em outro extremo do município (Estação Bonança) a média está em 4,4 m/dia.

Chuva
Neste momento chove em parte do Noroeste Paulista que em média acumula apenas 35 mm dos 77 mm previstos. Em 2015 choveu 114 mm em outubro. 

Se considerar desde janeiro o volume de chuvas médio registrado é de 957 mm, 3% à mais que o esperado e para o ano todo, do previsto, choveu 77% até o momento.

Para o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez  da Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp Ilha Solteira "se deve olhar com cautela os dados globais do ano porque dependendo da finalidade do uso da água há diferentes interpretações devido à grande variabilidade de como ocorrem as chuvas. Para as represas todo o excesso de água fica retido, já para o solo como um todo dependendo do uso e ocupação e da intensidade das estruturas de conservação do solo e da água nas propriedades se terá um maior ou menor armazenamento de água no solo e o que é pior, na inexistência destas estruturas, o escoamento superficial da água pode levar à erosão e assoreamento dos mananciais."

Neste momento, Ilha Solteira com chuva leve tem 22,8ºC e Populina, sem chuva, tem 27,2ºC conforme indica o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira (http://clima.feis.unesp.br). Até momento, hoje, Ilha Solteira registrou 9,9 mm e  Pereira Barreto 23,6 mm.

SERVIÇO - Canais de Comunicação operados pela Unesp Ilha Solteira:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
- Informações também em (018) 3743-1959

Portal Unesp, 20 de outubro de 2016.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA