Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Inverno ameno e seco no Noroeste do Estado de São Paulo
--------------------------------------------------------------------------------------------------

A região Noroeste do Estado de São Paulo é caracterizada por inverno ameno e seco, com agosto com o menor déficit hídrico do ano. Ao longo da semana, um pouco de chuva chegou a ser registrada em alguns municípios com maior volume em Itapura, com 4,8 mm, inferior aos 10 mm que caracteriza um dia de chuva na agricultura e assim, insuficiente para interromper a contagem que caracteriza a região com quase 70 dias sem chuva. A Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira registra entre 65 dias sem chuvas em Marinópolis e 71 dias em Pereira Barreto, na região da margem direita do rio Tietê, onde se localiza a Estação Bonança. Em 2015, o número de dias sem chuvas - ou de seca - variou na região entre 49  e 61 dias, mas em 2013, a estação seca chegou a durar 94 dias, compreendendo o período entre 26 de junho a 28 de setembro. Em 2016, as últimas chuvas registradas tiveram grande variação na região, com 13 mm em Pereira Barreto (Estação Santa Adélia) e Itapura até 40 mm na porção oposta do município de Pereira Barreto (Estação Bonança) e em Marinópolis.

O mês de agosto tradicionalmente seco e quente surpreende este ano com temperaturas baixas. Ontem a temperatura começou a cair bruscamente a partir das 18 horas e foi registrada uma das madrugadas mais frias do ano na região. Populina teve 8,1ºC às 05:29 horas, Marinópolis 9,1ºC às 05:46 horas e ventos forte nesta manhã e Ilha Solteira registrou 11,7º às 07:03 horas.

Na comparação com o ano de 2015, a temperatura média no Noroeste Paulista está 1ºC mais baixa este ano, com média de 22,8ºC, com Populina registrando menores temperaturas médias e Ilha Solteira e Pereira Barreto registrando as maiores temperaturas médias neste doze primeiro dias de agosto, com 23,8ºC, como mostra o monitoramento climático feito pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Temperatura MÉDIA entre 1 e 12 de agosto no Noroeste Paulista em 2015 e 2016
Estação 2016 2015
ILHA SOLTEIRA 23.8 25.2
SANTA ADELIA - Pereira Barreto 23.8 25.4
MARINOPOLIS 22.1 22.7
ITAPURA 23.1 23.9
BONANCA - Pereira Barreto 22.5 23.7
SANTA ADELIA PIONEIROS - Sud Mennucci 22.6 23.4
POPULINA 21.5 22.6
PARANAPUA 22.8 23.3
MÉDIA 22.8 23.8

Irrigação e evapotranspiração
Com temperaturas mais baixas também diminuiu a evapotranspiração na região, que tem média de 3,4 mm/dia, 0,3 mm/dia menor que no ano passado, mas segundo o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da UNESP Ilha Solteira "a menor taxa de evapotranspiração apenas diminuiu o número de horas de bombeamento dos sistemas de irrigação, absolutamente necessários em função do longo período sem chuvas, que chega a 70 dias este ano e assim, no campo, lavouras de feijão e milho não tem condições de suportar produtividades econômicas com um déficit hídrico tão grande no solo".

Evapotranspiração é a perda de água para a atmosfera na forma de evaporação do solo e transpiração das plantas e para a obtenção de elevadas produtividades, deve ser reposta ao solo pelas chuvas ou por sistemas de irrigação. 
Com o preço da saca de feijão acima dos R$ 400,00 os irrigantes estão atentos à irrigação das suas lavouras e a preocupação atualmente é com as noites frias e a possibilidade de geada como aconteceu este ano por duas vezes. Não é comum geada no Noroeste Paulista.

Evapotranspiração registrada pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista em agosto de 2016 e disponibilizadas no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira (http://clima.feis.unesp.br) como apoio ao irrigante, como base para o manejo racional da água usada na irrigação.

SERVIÇO - Canais de Comunicação operados pela UNESP Ilha Solteira:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
- Informações também em (018) 3743-1959

Portal UNESP, 12 de agosto de 2016.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA