Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Curso 'Manejo da Irrigação: Quando, Quanto e Como Irrigar?'
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Transmissão será por videoconferência e por streaming

A união de esforços entre ANA - Agência Nacional de Águas, Instituto INOVAGRI e UNESP Ilha Solteira trouxe para o Noroeste Paulista o curso "Manejo da Irrigação: Quando, Quanto e Como Irrigar?", uma iniciativa da Agência Nacional das Águas (ANA) que tem por objetivo fornecer aos irrigantes e profissionais ligados ao uso da água a capacitação do manejo da irrigação e informar sobre a necessidade do uso racional da água melhorando também as condições de trabalho, transferência de tecnologias e lucratividade aos produtores.

Com todas as vagas preenchidas e inscrições encerradas foi viabilizado a transmissão on line do curso e os Internautas poderão assistir o curso e também interagir com os Instrutores. Serão duas modalidades de transmissão: via video conferência para quem dispõe dos equipamentos e também via streaming.

TRANSMISSÃO ON LINE

Via VIDEOCONFERÊNCIA:

Foi criada a sala na MCU 200.145.8.4

Número: 2016

Nome: Manejo da Irrigação

PIN/Senha: 12052016


1 - Para usuários fora da rede UNESP:

digitar 200.145.8.4

digitar o número da sala seguida por #

ou

2 - Para equipamentos de VideoConferência dentro da rede UNESP:

      A - digitar 11 (alias da MCU)

      digitar o numero da sala seguido por #

ou

      B - digitar direto 11 e o numero da sala (Ex:112016 );

Em todos os casos acima, após entrar na sala, digitar o PIN seguido de #

TRANSMISSÃO ON LINE VIA BROWSER (NAVEGADOR)

Acessar o link:       tcs.unesp.br      

Localizar a reunião com o nome: Manejo da Irrigação 

Digitar a senha: 12052016

É recomendado a utilização de navegadores atualizados, preferencialmente Chrome ou Firefox. Às vezes se faz necessário a instalação de plugins Flash, Silverlight.

INTERAÇÃO
O Internauta poderá interagir com o evento enviando sugestões, dúvidas e comentária via a Fan Page da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira no Facebook, hospedada em https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira/

O CURSO
Serão 16 horas de curso gratuito nos dias 12 e 13 de maio de 2016 que contará com um dia de campo para conhecer melhor os sistemas de irrigação e as técnicas que permitem o manejo da irrigação via Clima (Estação Meteorológica automática - componentes, sensores existentes no mercado, variações de modelo e utilização), e o manejo da Irrigação via Solo (uso de sensores). Também os aspectos ligados a legislação dos recursos hídricos e uso da água no Noroeste Paulista serão abordados.

O curso será realizado na UNESP Ilha Solteira, Campus II, no Anfiteatro do DEFERS - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, situado na Rua Monção, 226. 

Mais Informações
http://irrigacao.blogspot.com.br/2016/04/unesp-dara-suporte-ao-curso-de-manejo.html 

Importância
Para o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira "esta é mais uma grande oportunidade não somente para os irrigantes aprenderem e se conscientizarem da necessidade de implantarem programas que possibilitem a aplicação da água e no momento certo, segundo as necessidades das plantas e assim, aumentando a lucratividade das suas lavouras, tendo em vista o aumento dos custos da energia e escassez hídrica, mas também entenderem a fragilidade e o risco de se fazer uma agricultura de sequeiro. É necessário o investimento em sistemas de irrigação para garantir a sustentabilidade do negócio de produção de alimentos e temos grande potencial para estes investimentos". 

"Com inverno ameno e as maiores taxas de evapotranspiração do Estado de São Paulo, se por um lado esta condição é excelente para a diversidade de culturas a ser instalada ao longo do ano, as chuvas irregulares levam à oito meses de déficit hídrico, o que torna o uso de sistemas de irrigação fundamental para minimizar os riscos climáticos e aumentar a chance de obter a produtividade potencial das culturas agrícolas. O noroeste paulista partiu de uma área irrigada em 2000 de 6.802 hectares possibilitados por 86 equipamentos e chegou a 2015 a uma área irrigada por pivô central de 13.331 hectares, com um crescimento de 96%, fruto da implantação de 116 novos equipamentos e crescendo a área irrigada em média em novos 408 hectares irrigados anualmente, e identificando uma tendência de diminuição na área média dos equipamentos ao longo dos anos, hoje em 66 hectares irrigados por cada pivô central. Mas é um crescimento muito baixo da agricultura irrigada face ao que representa e ao potencial para a produção de alimentos na região e o curso da ANA - INOVAGRI - UNESP será mais uma oportunidade para discutir a agricultura irrigada na região", finaliza o Professor Dr. Fernando Tangerino.

Mais sobre o curso e a oportunidade apresentada
Na edição de 05 de maio de 2016 do [Pod Irrigar] - o Podcast da Agricultura Irrigada - o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da UNESP Ilha Solteira esclarece os detalhes do curso gratuito "Manejo da Irrigação: Quando, Quanto e Como Irrigar?" oferecido na UNESP Ilha Solteira pela ANA - Agência Nacional de Águas e Instituto Inovagri. O acesso ao [Pod Irrigar] que tem como título "[PodIrrigar] Capacitação de irrigantes e técnicos é viabilizada pela Agência Nacional de Águas" pode ser feito a partir de:
http://podcast.unesp.br/podirrigar-05052016-podirrigar-capacitacao-de-irrigantes-e-tecnicos-e-viabilizada-pela-ana-agencia-nacional-de-aguas
ou diretamente em:
http://podcast.unesp.br/downloadMP3.php?audio=20160505_PI_tangerinocursoana.mp3

Programa do curso
Quinta, dia 12 de maio
- Manhã: bases teóricas e instrumentos para o manejo da irrigação via atmosfera no Noroeste Paulista ou em qualquer outra região 
- Tarde: o manejo da irrigação na prática, via atmosfera e via solo 

Sexta, dia 13 de maio - campo
- Legislação atual dos Recursos Hídricos (Lei das Águas, Política Nacional de Irrigação, Outorga e Cadastro Nacional dos Usuários de Recursos Hídricos - CNARH)
- Conhecendo em campo os instrumentos agrometeorológicos e os detalhes do sistema de irrigação por pivô central 
- Estado da arte da automação e controle remotos de sistemas de irrigação visando o manejo da irrigação e instalando sensores de solo para o manejo da irrigação

SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
- Informações também em (018) 3743-1959

Portal UNESP, 11 de maio de 2016.
Maxpress, 12 de maio de 2016.
Revista TAE, 12 de maio de 2016.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA