Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
UNESP recebe alunos da Universidade de Rio Verde
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Agricultura irrigada com foco no manejo da irrigação é o objetivo da visita

Nesta sexta-feira (02/06) a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira recebeu a visita técnica dos alunos da Universidade de Rio Verde - UniRV que vieram de Goiás para conhecer as experiência, as pesquisa e os trabalhos de extensão em agricultura irrigada com foco no manejo da irrigação e no monitoramento climático do Noroeste Paulista.

Foram recebidos no Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP pelo Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que apresentou sua equipe, deu as boas vindas aos estudantes de Engenharia Agronômica e Ambiental da UniRV coordenados pelo Prof. Dr. Gilmar Oliveira Santos e ainda fez uma abordagem geral sobre o que os alunos iriam conhecer ao longo do dia de hoje e sábado e da importância para a formação técnica e profissional. Destacou também a comunicação praticada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, tendo a democratização do conhecimento e da informação e a transparência de ações como um dos fundamentos do trabalho coordenado por ele.

Em seguida a graduanda em Agronomia Júlia Trindade fez a apresentação da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e do Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira que são operados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP ensinando aos visitantes como acessar os dados e informações transmitidas. Diego Feitosa explicou todo o funcionamento das estações automáticas e seus receptivos sensores que puderam ser conhecidos na visita à Estação Agrometeorológica de Ilha Solteira e assim vivenciaram na prática todo o processo coleta de dados em tempo real e disponibilização dos dados para a sociedade com a atualização a cada cinco minutos no Canal CLIMA da UNESP, incluindo a evapotranspiração, necessária para se realizar o manejo correto da irrigação.

De volta ao Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP,  a graduanda em Engenharia Civil e Bolsista PROEX Giulia Marcucci, que é a responsável pelas atividades desenvolvidas na extensão, apresentou o projeto de Planejamento e Gerenciamento Hidroagrícola e Ambiental, mostrando qual a importância da manutenção e estatísticas dos 6 canais de comunicação operados pela da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e das nove estações agrometeorológicas e a área de abrangência do monitoramento ambiental.

Sábado

A visita técnica continuará neste sábado com aulas práticas com a Avaliação dos Sistemas de Irrigação, uso e operação do software SMAI - Sistema para Manejo da Irrigação desenvolvido pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, Manejo da Irrigação via Solo e via Clima e ainda Qualidade da Água para Irrigação.

Agradecimento

Em sua apresentação o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez além das boas vindas e depois de informar que  Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira considera uma atividade permanente de sua Equipe receber visitantes em suas instalações, fez questão de agradecer os visitante "a presença de vocês aqui tem um significado muito importante para nós, primeiro porque mais pessoas ficam conhecendo nossas pesquisas e preocupações aqui na UNESP ligadas à agricultura irrigada e como lidamos com elas, pois quando nossos alunos envolvidos com esta visita, ensinam a vocês, estão fortalecendo o aprendizado e assim, estão, sem perceber, se tornando melhores profissionais e qualificando para enfrentar o mercado de trabalho. Assim, muito obrigado por virem e não se acanhem, perguntem, explorem nossos Orientados, será um prazer ensinar", finalizou.


SERVIÇO - Canais de Comunicação operados pela UNESP Ilha Solteira:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
- Informações também em (018) 3743-1959

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Portal UNESP, 02 Junho de 2017
Blog do Patricio Nunes, 03 Junho de 2017

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA