Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Frio atinge quase toda a região Noroeste do Estado
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Dados são da Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira.

O frio atinge quase toda a região e alguns municípios como Novo Horizonte, Votuporanga e Riolândia registram a ocorrência de geadas, ou seja, formação de uma camada de cristais de gelo na superfície ou na folhagem exposta devido à queda de temperatura.

A região Noroeste Paulista registra uma das maiores onda de frio dos últimos anos e o município de Populina chega a registrar 3,2 ºC por volta das seis horas da manhã. Neste município a menor temperatura já registrada pela UNESP Ilha Solteira foi de 1,2ºC no dia 28 de junho de 2011 e temperaturas menores ou iguais a registrada hoje aconteceu em apenas 8 dias, ou em uma frequência de 0,44% dos dias e a última vez foi no dia 28 de agosto de 2013, quando foi registrado 3,6ºC.

Desde o dia 9 de junho, as médias de temperatura mínima na região começaram a cair como mostram os registros da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e de acordo com o  Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, essas baixas temperaturas vem trazendo grande apreensão à população e ao campo. "Depois das chuvas e ventos intensos, com o registro de granizos, agropecuaristas passam a se preocupar com possíveis geadas que venham a trazer novos transtornos às suas atividades econômicas, especialmente os irrigantes que tem atualmente no milho em final do ciclo e de feijão em início de ciclo. Com preços elevados do feijão, há grande expectativa de sucesso financeiro que podem ser frustrada com a possível ocorrência de geadas".

Próximo ao município de Populina, a segunda temperatura mais baixa foi registrada na cidade de Paranapuã com 5,1 ºC pela manhã, sendo a temperatura mais baixa de todo o ano de 2016, ontem (12) a cidade registrou 5,6 ºC pela manhã.

A cidade de Itapura que ontem tinha registrado a menor temperatura do ano com 7,6 ºC ontem (12) pela manhã, bateu seu recorde e registrou apenas 5,8 ºC no dia de hoje superando a a mínima do dia anterior.

Em Ilha Solteira a temperatura mínima atingiu 8,6º C no início da manhã desta segunda-feira (13). Ontem (12) o município registrou 7,9 ºC, assim, temperaturas iguais ou menores como a deste domingo, a menor de 2016, só foram registradas em outras nove ocasiões em Ilha Solteira, sendo a última em 28 de agosto de 2013, com 4,9º C.

As altas umidade relativa do ar na região vem contribuindo para que a sensação térmica se pronunciasse e assim a população precisa de cuidados especiais no uso das roupas de frio, para a proteção.

Fique ligado na informação:

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira disponibiliza as variáveis climáticas coletadas pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista através do Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira (http://clima.feis.unesp.br) de forma livre e gratuita e além de dar suporte ao irrigante para que ele pratique o adequado manejo da irrigação através da estimativa da evapotranspiração, oferece o acesso de dados para qualquer pessoa que deseja saber mais sobre o clima no Noroeste Paulista. A atualização de dados é feita a cada cinco minutos, com gráficos, figuras, tabelas, mapas e ainda o banco de dados histórico das oito estações automáticas.

Já a Imprensa, Internautas e demais interessados podem receber informações climáticas e os resultados das pesquisas e demais atividades desenvolvidas através do press-releases preparados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. O cadastro deve ser feito em http://www.agr.feis.unesp.br/faleconosco.php

SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
- Informações também em (018) 3743-1959

Portal da Universidade, São Paulo, 13 de junho de 2016.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA