USO RACIONAL DA ÁGUA É TEMA DE PALESTRAS

Notícias da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira


Desenvolvimento sócio-econômico com uso racional da água é possível, defende Professor da UNESP

Diferentes palestras em cidades do noroeste paulista serão realizadas com o objetivo de conscientizar e estimular o uso da água, tanto no ambiente urbano como no campo.

A iniciativa é do Comitê da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande que em parceria com o DAEE e financiamento do FEHIDRO levará especialistas a debarem o assunto. Neste dia 12, as palestras acontecerão em Paulo de Faria, na Casa da Cultura, a partir das 14 horas, com palestras Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e do Engenheiro Agrônomo Raul Olivari Castro da CATI - EDR/São José do Rio Preto.

O Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação e Chefe do DEFERS - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos da UNESP Ilha Solteira a partir das 14 horas em sua palestra "Água, sabendo usar não vai faltar: Desenvolvendo com a agricultura" explicará aos presentes como desenvolver sócio-economicamente através da agricultura irrigada, mas usando racionalmente a água e também quais as ações devem tomadas para evitar a falta da água.

O Professor Fernando Tangerino mostrará como a água tem sido importante no desenvolvimento sócio-econômico das populações em diferentes países, mas deverá dar maior ênfase na conscientização pelo uso racional da água e medidas de preservação, considerando os problemas registrados com a água atualmente e principalmente na eficiência da irrigação, que começa com a escolha de um bom projeto de irrigação, "sendo que um projeto técnico leva em consideração os aspectos de solo, clima, atmosfera, topografia e cultura a ser irrigada", explica.

Também abordará os aspectos ligados à demanda de água pelas culturas - a chamada evapotranspiração, que é perda de água por evaporação do solo e transpiração das plantas - e a qualidade da água, com atenção aos problemas de elevada concentração de ferro em mananciais de superfície e cálcio e sódio em águas subterrâneas e como estes elementos afetam a escolha de um sistema de irrigação e o projeto como um todo.

Para o Professor Tangerino "não existe um melhor sistema de irrigação e sim aquele que mais se adequa às condições dos recursos disponíveis na propriedade e à cultura a ser irrigada e considerando o valor do investimento em irrigação e a longa vida do equipamento, este deve ser projetado com cautela e conhecimento técnico do projetista. Não se concebe mais um sistema de irrigação implantado sem projeto".

Também deverá mostrar quais seriam as boas práticas de irrigação a serem adotadas e como fazer o manejo da irrigação via solo ou via atmosfera para que se tenha uma melhor eficiência no uso da água, ou seja, menor quantidade de água para cada quilo de produção. A expectativa é de um público formado por produtores rurais, Técnicos Agrícolas e Engenheiros Agrônomos.


SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
A palestra "Água, sabendo usar não vai faltar: Desenvolvendo com a agricultura" também acontecerá no dia 13 de fevereiro a partir das 08:30 h, na Sociedade dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José do Rio Preto, Rua Raul Silva, 1417 – Nova Redentora.

As inscrições são gratuitas e a participação de todos é incentivada.

PURA - PROGRAMA PELO USO RACIONAL DA ÁGUA
Nos eventos, serão feitas apresentações do Programa pelo Uso Racional da Água (Pura) que incentiva o desenvolvimento de diversas ações, de modo a conscientizar a sociedade para o problema da escassez da água, através de uma política de contenção dos desperdícios hídricos.

Surgiu a partir da análise de relatórios da situação da Bacia Hidrográfica Turvo/Grande. O programa tem suas atividades direcionadas para reduzir o consumo de água na região da bacia composta pelos rios Turvo e Grande para garantir a utilização adequada, estabelecendo parâmetros de consumo e criando critérios para cada tipo de uso, e assim, definir condições de sustentabilidade permanente.

Para isso, o Pura desenvolve eventos e palestras com o apoio de prefeituras, concessionárias de água e esgoto, faculdades, empresas, governo estadual, entre outros. O Pura envolve os segmentos: Água e educação, Água e uso do solo, Água e uso urbano, Água e agricultura e Água e Indústria. Criado em 15 de dezembro de 1995, o Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Turvo e Grande (CBH-TG), que implantou o Pura, é formado por um grupo de pessoas e instituições que, em cada região do Estado de São Paulo, tem a atribuição de reconhecer, diagnosticar e identificar os usos atuais e futuros da água que ocorram em sua região, podendo assim atuar na definição de prioridades dessas situações minimizando conflitos, com a perspectiva de garantir a sua sustentabilidade futura nas respectivas regiões de atuação.

ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira há anos se dedica à divulgar o uso racional da água na agricultura, realizando pesquisas e trabalhos de extensão visando a transferência de conhecimento sobre o manejo da irrigação, ou seja, determinar o momento e a quantidade de água necessária às plantas para o uso eficiente da água.

Nos últimos anos seus projetos de pesquisa têm também contemplado o monitoramento da qualidade e disponibilidade de água dos mananciais da região noroeste paulista, considerando o grande problema causado pela ausência da conservação do solo e das matas ciliares, que leva ao assoreamento dos mananciais.

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira conta com o apoio financeiro da FAPESP e FEHIDRO para o desenvolvimento dos seus projetos que podem ser conhecidos através do Portal na Internet em www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php, onde se encontra também os resultados das pesquisa, registrados tanto na forma de artigos técnicos, como em fotos, sendo uma referência em agricultura irrigada, com mais de 1.000 acessos diários.

SERVIÇO - PALESTRAS SOBRE ÁGUA E AGRICULTURA
12/2/2008 - 14:00 h, em Paulo de Faria, na Casa da Cultura, Rua Zenha de Oliveira, 112 Centro.
- Água, sabendo usar não vai faltar: desenvolvendo com a agricultura irrigada com Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da UNESP Ilha Solteira
- A água no meio rural: uso e preservação com Eng. Agr. Raul Olivari Castro da CATI - EDR/São José do Rio Preto

13/2/2008 - 08:30 h, em São José do Rio Preto, na Sociedade dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José do Rio Preto, Rua Raul Silva, 1417 – Nova Redentora
- Água, sabendo usar não vai faltar: desenvolvendo com a agricultura irrigada, com Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da UNESP Ilha Solteira
- Subsídios técnicos para uso e conservação das águas subterrâneas na agricultura irrigada, com Dr. José Luiz Albuquerque Filho - IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas

14/2/2008 - 14:00 h, em Populina, na Câmara Municipal, Av. Antonio Augusto Ribeiro Filho, 1432.
- Uso da Água na Agricultura, com a Eng. Agr. Neli Antonia Meneghini Nogueira da CATI - EDR/Jales
- Subsídios técnicos para uso e conservação das águas subterrâneas na agricultura irrigada, com o Dr. José Luiz Albuquerque Filho - IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas

 
Diário Regional, Castilho/Pereira Barreto, 14 de fevereiro de 2008
ISAWeb, 12 de fevereiro de 2008