Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
"O CLIMA NO NOROESTE PAULISTA E AÇÕES DA UNESP NA DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO" no DIA DE CAMPO E PALESTRA SOBRE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM IRRIGAÇÃO na Primeira Aliança em Mirandópolis, SP, em 16/02/2013
--------------------------------------------------------------------------------------------------

O DIA DE CAMPO E PALESTRA SOBRE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM IRRIGAÇÃO foi realizado em 16/02/2013 em Mirandópolis como mais uma das realizações do CEDATA, com o objetivo de capacitar produtores da região.

O evento teve apoio da AMANCO, MIRA FRUIT, IRRIGATERRA, NAANDANJAIN e UNIFRUTRAS e reuniu produtores da região dos distritos chamados de Alianças, em Mirandópolis-SP, que tem como característica uma agricultura diversificada, com destaque para a fruticultura. Visitas a campo e palestras realizadas no KAI-KAN da PRIMEIRA ALIANÇA, preenchendo o dia inteiro.

Pela manhã o Dia de Campo teve visíta às propriedades com cultivo de goiaba (Sítio José Minoru Oda e Propriedade Comunidade Yuba) com a presença dos Engenheiros Agrônomos Guenji Yamazoe, Takanoli Tokunaga e Kunio Nagai. No perído da tarde aconteceram as palestras com a saudação e apresentação da ABJICA pelo Engenheiro Agrônomo Guenji Yamazoe e Roberto Sekya, que também atuou como Mestre de Cerimônias. Sobre a Cultura da Goiabeira e os problemas da agricultura ligados ao solo e nutrição os palestrantes foram os Engenheiros Agrônomos Takanoli Tonunaga e Kunio Nagai.

Outro tema abordado por Francisco Antônio de Lima (Diretor da Fazenda Pública do município de Mirandópolis) tem a ver a importância que a agricultura tem para o município de Mirandópolis e a atenção que o Governo municipal deve dar para o setor nesta gestão. Foi explicado a importância do preenchimento adequado da Declaração e informações de produtores rurais. Um rápido intervalo e o tema seguinte foi a irrigação, sua aimportância face ao balanço hídrico negativo que é registrado na região e também em termos estratégicos para a região.

Irrigação
A apresentação de tecnologia e produtos produzidos pela NAANDANJAIN para a fruticultura e demais cultivos foi feita pelo experiente Engenheiro Agrônomo Egídio Osti Neto (Gerente Comercial da Naandanjain) e os produtores puderam conhecer as diferentes opções de emissores e tubulação para cada caso, ou seja, cultura, solo e qualidade da água.

Na sequência foi a vez do Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da UNESP Ilha Solteira falar sobre o clima no noroeste paulista e ações da UNESP na disseminação da informação e do conhecimento de modo se ter o uso eficiente da água, o que significa ter água para todos e ainda aumentar os rendimentos. Iniciou caracterizando o clima, mostrou como se distribuiram as chuvas e a evapotranspiração nos anos de 2011 e 2012 e as comparou com o histórico, da mesma forma, foi feito com o resultado do balanço hídrico. De forma contundente, ressaltou a importância do conservação do solo para reter a água na bacia hidrográfica, mas também que o irrigante dispõe de informações divulgadas pela UNESP para melhor praticar o manejo da irrigação e entenbder o que está acontcendo com o clima na região. A Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista operada pela UNESP Ilha Solteira disponibiliza informações climáticas atualizads a cada cinco minutos at6ravés do Portal CLIMA.

O encerramento do dia de intensa programação foi com a palestra "Projetos, Serviços e Soluções implementadas pela IRRIGATERRA" feita pelo Engenheiro Agrônomo Marcelo Akira Suzuki (Gerente Comercial da IRRIGATERRA) que mostrou detalhes das obras e das pecurialidades de cada situação, tanto no campo como na cidade, em projetos de irrigação para parques, jardins e campos esportivos, destacando a importância de se começar bem na agricultura irrigada através de um projeto adequado a situação, mas disse também que aposta na regionalização dos serviços, como forma de estabecer um compromisso e melhor atender o irrigante. Assista as recomendações finais da palestra de Marcelo Suzuki e o agradecimento a todos pela oportunidade.

Um churrasco de confraternização promoveu a integração entre os dezenas de participantes e os palestrantes e ainda garantiu momentos de descontração, além do tradicional jogo de truco.

Democratização do conhecimento e da informação
Para o Professor Fernando Tangerino "a modernização da agricultura passa obrigatoriamente pela agricultura irrigada e a compreensão dos elementos que fazem com que sejam implantados projetos de irrigação adequados a cada situação e ainda se tenha um bom manejo da aplicação de água deve ser feita com a disseminação ou democratização do conhecimento e assim a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira investe em diferentes linguagens para transformar dados em informação para os mais diferentes públicos."

Os canais de comunicação da utilizados pela UNESP Ilha Solteira são:
- Canal de conteúdo (www.agr.feis.unesp.br/irrrigacao,php)
- Canal CLIMA (clima.feis.unesp.br): dados agrometeorológicos da Rede Agrometeorológica do Noroestes Paulista são atualizados a cada 5 minutos
- Blog (irrigacao.blogspot.com): sem formalidade, informações e discussão sobre a agricultura irrigada
- Canal de videos no YouTube (www.youtube.com/fernando092)
- IRRIGA-L (http://www.agr.feis.unesp.br/irriga-l.php): Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada
- PodCast PodIrrigar (podcast.unesp.br/podirrigar): em apenas dois minutos, dicas sobre irrigação, agricultura irrigada e uso eficiente da água
- Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira): as novidades e novas informações vindas da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira começam por este canal.
- Entrevistas do Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e artigos técnicos e de divulgação também estão disponiveis.

Veja a seguir o registro fotográfico e a palestra em Mirandópolis - SP!

CLICK NAS FOTOS PARA AMPLIA - LAS


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA