Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Dia mais frio do ano após recorde de chuva para um mesmo dia
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Muita chuva e o dia mais frio do ano é registrado no noroeste paulista. Em Ilha Solteira foi registrado 11,8ºC (06:51 h) e 92 mm de chuva ontem e esta madrugado de quarta-feira. Os termômetros da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista registraram em Pereira Barreto – Estação Santa Adélia e Itapura temperaturas mínimas de 11,5ºC às 06:18 horas e as 07:09 h, conforme se verifica no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira em http://clima.feis.unesp.br

Temperaturas menores que 11,8ºC registradas em Ilha Solteira hoje pela aconteceram apenas em 2,97% dos dias, sendo portanto pouco frequentes, como informa a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Já temperaturas menores ou iguais a 11,5ºC registradas em Itapura e Pereira Barreto ocorreram em apenas 2,9% dos dias e 1,7% dos dias em Pereira Barreto. No Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, o Internauta pode consultar as variáveis climáticas em tempo real com atualização a cada cinco minutos e também toda a base histórica e há ferramentas de consulta à frequência dos dados a partir de valores de interesse.

O mesmo mês de abril que teve uma média de temperatura máxima na casa dos 34°C a 37°C chegou a atingir nessa manhã temperaturas em torno de 11,5°C como mostram os dados do Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, proveniente da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Temperatura cai bruscamente e faz frio em todo o Noroeste Paulista. Fonte: Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira (http://clima.feis.unesp.br)

A temperatura mínima nos últimos 5 anos no período analisado se manteve na casa dos 20°C-22°C no período analisado e apresentou a mesma queda brusca de temperatura no final de Abril, trazendo inicio do frio na região.

Médias da temperaturas mínimas no Noroeste Paulista. Fonte: Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira (http://clima.feis.unesp.br)

A chuva no mês de abril desse ano já ultrapassou a média histórica dos últimos anos em algumas estações. Em Itapura já choveu 30 mm a mais do que o esperado pela média histórica. Só ontem (26) a Estação de Santa Adélia Pioneiros (na cidade de Sud Mennucci) liderou a chuva acumulando 95,3 mm seguido de Itapura com 94,7 mm e Ilha Solteira que acumulou em único só dia 88,4 mm, fato que ocorreu apenas em 6 dias ou 0,07% dos dias com medição. A última vez que choveu em um único 88,4 mm ou mais foi em 12 de janeiro de 2013 com 132,3 mm, o recorde histórico. Os demais dias de chuvas tão volumosas aconteceram em 22/12/2008 e 20/03/2008 (93,5 mm), 27/01/2008 (92,5 mm), 13/01/2008 (119,6 mm) e em 25/01/2004 (118,6 mm), todos no verão.

Já em Sud Mennucci, em penas duas ocasiões choveu acima de 95,3 mm, foi em 02/11/2015 com o recorde de 111,5 mm/dias e em 06/03/2015 com 98,6 mm/dia.

Volume de chuvas histórico e em 2016 no Noroeste Paulista. Fonte: Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira (http://clima.feis.unesp.br) A última precipitação até então tinha sido no dia 25/03/2016 conforme é possível visualizar no mapa abaixo, mostrando a dispersão na região. Já nos dias 26 e 27 de Abril as chuvas tiveram comportamentos diferentes do que aparentava no mês passado, sendo o inverso, na região onde mais tinha chovido foi a que menos choveu nesse mês, como é o caso de Populina que acumulou apenas 26 mm e Santa Adelia Pioneiros chegando a quase 98 mm.

Distribuição de chuvas em março e abril de 2016 no Noroeste Paulista. Fonte: Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira (http://clima.feis.unesp.br)

Para o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira "a chuva é sempre desejável porque garante aos produtores na região o armazenamento de água no solo necessário para o desenvolvimento das culturas e a busca pelas altas produtividades, além de recompor os níveis dos reservatórios e do lençol freático, porém exige atenção em relação às doenças que são favorecidas pela queda da temperatura e aumento da umidade relativa do ar".

No momento, nas áreas irrigadas no Noroeste Paulistas grande parte estão ocupadas com a culturas do milho na fase de pendoamento que favorece o aparecimento de doenças como ferrugem comum e mancha branca que causando grande prejuízo a lavoura, diminuindo sua produtividade. A mancha branca é considerada, atualmente, uma das principais doenças da cultura do milho no Brasil, estando presente em praticamente todas as regiões de plantio de milho no Brasil. As perdas na produção podem ser superiores a 60%.

Outra cultura bastante cultivada é o feijão que está recém plantado e são necessário cuidados para que não ocorra o aparecimento de antracnose e mofo branco, que causam queda das flores e frutos jovens, diminuindo o valor da produção ou até mesmo danos irreversíveis. A antracnose é uma das doenças de maior importância da cultura do feijoeiro, podendo causar perdas de até 100%. E uma doença cosmopolita, ocorrendo em locais de temperatura baixa a moderada e alta umidade. Por este motivo, é mais problemática em regiões de clima temperado e subtropical.

****

Neste momento (12:10 h) não chove mais no Noroeste Paulista e Ilha Solteira tem 16,2ºC e umidade relativa de 76% e Pereira Barreto 16ºC e 80% de umidade relativa. A maior temperatura da região é registrada em Sud Mennucci, com 17,3ºC e umidade de 71%.

No Blog e na Fan Page da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira são publicadas diariamente informações sobre a agricultura irrigada e climatologia. Acompanhe a partir de http://irrigacao.blogspot.com e https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira

SERVIÇO:

– Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
– Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
– Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
– Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
– Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
– Pod IRRIGAR – O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
– Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
– Informações também em (018) 3743-1959

 

Jornal Dia a Dia, 27 de abril de 2016.
Portal UNESP, 27 de abril de 2016.
TV na Ilha, 27 de abril de 2016.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA