Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Outono com temperaturas baixas na região Noroeste Paulista
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Acostumada com temperaturas amenas na região Noroeste Paulista, neste outono que se iniciou em 20 de março, há exatos 40 dias tem sido de temperaturas mais amenas que o normal para a região e nesta última semana se observou os efeitos da transição entre o verão e o inverno, com recordes consecutivos em 2017 de baixas temperaturas. Hoje, o Noroeste Paulista – que compreende a região entre a margem direita do rio Tietê e a margem esquerda do rio Grande, tendo o rio Paraná como limite oeste – acordou com a temperatura mínima variando de 15,1ºC a 16,6°C, em Marinópolis e Ilha Solteira respectivamente, conforme o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, que registraram as temperaturas mínimas próximo das 7 horas da manhã.

Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que opera a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, nas últimas duas semanas a temperatura tem caído em toda a região, sendo que a média sempre ficou entre 22ºC e 23°C e as temperaturas mínimas variando na casa dos 14°C, sendo que a menor do ano na região aconteceu em Marinópolis, no dia 28 de abril, com 14,3°C. Temperaturas menores que a registrada este ano ocorrem com a frequência de 15% dos dias, mas  normalmente a partir do mês de junho.

Ilha Solteira

Em Ilha Solteira a menor temperatura do ano também aconteceu na madrugada de ontem com 14,7°C às 3:30 horas e temperaturas menores que a registrada na manhã desta sexta-feira ocorrem com frequência ainda menor, em 10,5% dos dias e também com predomínio a partir do mês de junho. A menor temperatura registrada em Ilha Solteira segundo a UNESP é de 3,2ºC em 17 de julho de 2000.

Neste abril, Ilha Solteira registra temperatura média de 25,2ºC, há sete dias sem chuva, mas com total acumulado no mês de 129 mm, acima do previsto em 83 mm e a evapotranspiração acumulada é de 91 mm, abaixo dos 104 mm históricos para o período.

Paranapuã

Em Paranapuã, próximo da barranca do rio Grande, com plantações expressivas de citros, este mês registra temperatura média de 24,2ºC, 0,5ºC abaixo das temperaturas médias históricas, o município encontra-se há sete dias sem chuva, mas com total acumulado no mês de 129 mm, acima do previsto em 83 mm e a evapotranspiração acumulada é de 91 mm, abaixo dos 104 mm históricos para o período. 95 mm

Menor temperatura média e agricultura irrigada 


Em Itapura – no encontro dos rios Tietê e Paraná – há uma das mais expressivas áreas de agricultura irrigada do Oeste Paulista e é onde se registra a menor temperatura média da região Noroeste Paulista, com 23,9ºC abaixo dos 24,6ºC esperados. Há apenas dois dias sem chuvas, já choveu 84 mm, acima dos 71 mm esperados e muito próximo dos 96 mm de evapotranspiração de referência.

Para o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira – “se por um lado as chuvas acima da média na região é uma boa notícia para principalmente os produtores de feijão que estão se arriscando no plantio conhecido como “safrinha” e os irrigantes usam menos seus sistemas de irrigação, diminuindo os custos com energia para o acionamento dos equipamentos, estes devem ficar atentos à ocorrência de doenças em função do seguido número de dias com temperatura baixa”.Para o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira – “se por um lado as chuvas acima da média na região é uma boa notícia para principalmente os produtores de feijão que estão se arriscando no plantio conhecido como “safrinha” e os irrigantes usam menos seus sistemas de irrigação, diminuindo os custos com energia para o acionamento dos equipamentos, estes devem ficar atentos à ocorrência de doenças em função do seguido número de dias com temperatura baixa”.

SERVIÇO:

– Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
– Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
– Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php – Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
– Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
– Pod IRRIGAR – O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
– Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
– Informações também em (018) 3743-1959

Jornal dia a dia, 29 de abril de 2017.
Portal UNESP, 28 de abril de 2017.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA