Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Volta chover no noroeste paulista e o volume fica abaixo do esperado em alguns municipios
--------------------------------------------------------------------------------------------------

E ontem foi mais um dia de chuva no noroeste paulista e em algumas localidade a intensidade foi elevada, segundo os registros da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e acessíveis no Canal CLIMA da UNESP a partir de http://clima.feis.unesp.br.

Ontem, dia 22 de fevereiro, o volume de chuva no noroeste variou entre 10 mm em Paranapuã e 71 mm em Sud Mennucci (Estação Santa Adélia Pioneiros). Em Ilha Solteira foi registrado um total de 35 mm, como se percebe na figura abaixo acessível a partir do Canal CLIMA da UNESP.

Ontem também se registrou ventos fortes no início da noite, de 39,3 km/h vindos de Norte em Ilha Solteira às 19:12 horas e que seguiu para Pereira Barreto, com a Estação Santa Adélia registrando as 19:19 horas 41,5 km/hora.

No acumulado do ano o noroeste paulista registra uma média de 340 mm, muito próximo do esperado para os meses de janeiro e fevereiro com 366 milímetros, mas em Sud Minnucci já choveu 478 mm (215 mm em fevereiro) superando em 20% o esperado de 396 mm. Já Paranapuã registrou apenas 18 mm de chuva em fevereiro, quando se espera 156 mm e no acumulado, registrou 381 mm, muito próximo dos 385 mm esperados.

Para o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira “a grande variabilidade das chuvas, potencializadas com a frequência cada maior das chuvas convectivas que acontecem no final da tarde ou início da noite muitas vezes resulta em prejuízos aos agricultores muito perto uns dos outros, veja o caso de Paranapuã, com apenas 18 mm em fevereiro, enquanto que no município vizinho de Populina se registrou 68 mm. Cada vez mais se exige nos agropecuaristas investimentos em estruturas de retenção e infiltração de água na propriedade, como terraços maiores e represas para captar os excessos e sistemas de irrigação para suprir o déficit hídrico e garantir a produtividade e a sustentabilidade do negócio de produção de alimentos”.

Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira  é composta por estações automáticas que registram as variáveis climáticas a cada dez segundos e as divulga com atualização a cada cinco minutos. Em Ilha Solteira a chuva acumulada em 2016 está em 283 mm, 30% menor do que o esperado (411 mm). Acostumada à elevadas temperaturas, ontem durante a chuva, Ilha Solteira registrou 21,4ºC e neste momento (12:19 horas) tem confortáveis 26,6ºC., enquanto que Pereira Barreto registra 25,7ºC. Pela manhã se registrou chuva leve em todo o noroeste paulista (http://clima.feis.unesp.br/sobrepor/chuva_acumulada.php).

Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira desenvolve intensas e diferenciadas atividades de ensino, pesquisa e extensão e pode ser conhecida em seus diferentes canais de comunicação, cada qual com uma linguagem distinta de modo a contribuir com o entendimento e desenvolvimento sócio-econômico baseado na agricultura irrigada.

SERVIÇO:
– Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
– Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
– Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
– Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
– Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
– Pod IRRIGAR – O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
– Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
– Informações também em (018) 3743-1959


Jornal Dia a Dia, 23 de fevereiro de 2016.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA