Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Temperatura cai no Noroeste Paulista, a chuva chega, mas volume é insuficiente
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Pastagens secas, queimadas frequentes e temperaturas elevadas com temperatura máxima média de 31,8ºC  é o que presenciava na  região Noroeste Paulista desde o dia 1o. até o último domingo, dia 13 de agosto de 2017, como resultado de 84 dias sem chuvas, quando uma frente fria chegou trazendo queda de temperatura e chuva.
De acordo com os registros da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira as temperaturas máximas cairam em toda região, ficando em 26,3ºC na segunda e terça-feira e hoje, dia 16 de agosto de 2017, a maior temperatura foi registrada em Pereira Barreto (Estação Santa Adélia) com somente 25,5ºC.

Agricultura, chuva e evapotranspiração
Com tantos dias sem chuva, a agropecuária sofre e não produz e os sistemas de irrigação fazem a diferença na região Noroeste Paulista irrigando neste momento feijão, milho, pastagens, videiras, banana e citros, principalmente.
Desde as últimas chuvas, há 86 dias para a maioria dos municípios, a evapotranspiração acumulada média no Noroeste Paulista soma  245 mm, ou 2,9 mm por dia em média, com Ilha Solteira, Pereira Barreto e Marinópolis registrando as maiores taxas, que por muitas vezes passou dos 5 mm/dia, como mostra a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que opera o Canal CLIMA, que atualiza na Internet a cada cinco minutos todas as condições do tempo na região.
Sem chuva por um longo tempo as taxas de evapotranspiração sobem ainda mais e agosto registra até o momento a média de 3,5 mm/dia. A evapotranspiração é a perda ou a transferência de água para a atmosfera feita pela transpiração das folhas e evaporação do solo e que, “para máxima produtividade, deve ser reposta pela chuva ou pelos sistemas de irrigação”, explica o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez – Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. “Usamos os pivôs centrais para a produção de grãos em geral, pastagem e também citros. Já as videiras e as plantações de banana, são irrigadas pela aspersão convencional, gotejamento e microaspersão e as pastagens em áreas menores contam com a aspersão convencional”.

Mas as chuvas, vieram de forma muito desigual e apenas o municipio de Itapura, com um volume de chuvas de 34 mm reiniciou a contagem do número de dias sem chuvas. O “placar” disponibilizado pelo Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira explica que na agricultura é considerado dia de chuva quando chove 10 mm ou mais em um mesmo dia e assim, todos os demais municípios no Noroeste Paulista permanecem com 86 dias sem chuvas. Entre domingo e hoje, em Ilha Solteira registrou-se apenas 8,4 mm, em Pereira Barreto, 7 mm e em Paranapuã e Populina na barranca do rio Grande, nada choveu.
Sobre o armazenamento de água no solo, o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez informa que os Argisolos que predominam na região Noroeste Paulista conseguem armazenar em torno de 1,0 mm por centimetro do solo, e assim, seriam necessários ao menos 40 mm de chuva para se ter água abastecendo adequadamente um sistema radicular até 40 cm de profundidade, como é o caso do milho e das pastagens.

SERVIÇO:

– Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
– Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em rhttp://clima.feis.unesp.br
– Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php – Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
– Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
– Pod IRRIGAR – O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
– Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
– Informações também em (018) 3743-1959

Jornal dia a dia, 17 de Agosto de 2017.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA