Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
UNESP Ilha Solteira coloca a sua infra estrutura à disposição dos irrigantes e os capacita para o uso eficiente da água
--------------------------------------------------------------------------------------------------

72 irrigantes e profissionais realizam o curso Inovações Tecnológicas Aplicadas ao Manejo da Irrigação, na UNESP Ilha Solteira

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira promoveu no dia 4 de dezembro de 2015 o curso Inovações Tecnológicas Aplicadas ao Manejo da Irrigação, tendo como público-alvo irrigantes, Engenheiros, Técnicos em agricultura irrigada e ainda estudantes. Durante cinco horas os setenta e dois participantes conheceram a infra estrutura de apoio aos irrigantes e demais profissionais ligados à agricultura irrigada e ao meio ambiente e fizeram na prática os cálculos que levam o irrigante a decidir pela aplicação da água no momento e na quantidade certa às diferentes culturas.

Depois das boas vindas ao DEFERS - UNESP dada pelo Professor Dr. Mauricio Augusto Leite - Chefe do Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, foi a vez do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez - da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira - informar como seria a manhã de trabalho e colocar que cada vez mais a adoção de técnicas que levem à maior produtividade da água, ou seja, "à maior produção de alimentos por cada metro cúbico, é uma real necessidade, seja pela falta do insumo água, ou pela necessidade de se aferir lucros com a atividade de produção de alimentos.

Renato Alberto Momesso Franco e Isabela Baesso Americo abordaram a importância da Rede Agrometeorologica do Noroeste Paulista com o tema "Onde, para quem e sensores utilizados" e a sua parte visível o "Canal Clima da UNESP Ilha Solteira: como obter dados climáticos para fins de planejamento hidroagricola, ambiental e/ou para manejo da irrigação."

Explicaram que a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, financiada pela FAPESP e operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira surgiu inicialmente da necessidade de estimar a evapotranspiração de referência para atender as demandas da pesquisa sobre consumo de água pelas diferentes culturas e para dar acesso aos dados aos irrigantes e assim, poderem realizar o adequado manejo da aplicação da água à suas culturas, aplicando água no momento e na quantidade adequada às culturas, aumentando a eficiência do uso da água, a lucratividade e a preservação dos recursos hídricos. Já no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, a parte mais visível da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, de forma livre e gratuita, são disponibilizados as variáveis climáticas, incluindo a evapotranspiração de referência, base para o manejo da irrigação. As atualizações dos dados são feitas cada cinco minutos.

Em "Conhecendo e estimando a evapotranspiração" o Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez definiu as diferentes evapotranspiração, a de referência, a da cultura e a atual e como cada uma delas é utilizada para fins de manejo da irrigação, enquanto que Vitor Felipe Trinca fez a apresentação "Preparando os dados para realizar o manejo da irrigação utilizando o software SMAI da UNESP", onde se calcula a evapotranspiração de referência e a a da cultura. O software SMAI pode ser baixado na Internet gratuitamente no canal da Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://clima.feis.unesp.br/smai e já teve mais de 8000 downloads.

Encerrando a sua participação técnica com a palestra "Como fazer para aplicar água no momento na quantidade adequada baseado na evapotranspiração?", o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez construiu junto com os participantes uma planilha completa de manejo da irrigação, com as informações de solo, clima e cultura, e com a participação dos presentes decidindo quando se deve fazer a irrigação e com que lâmina em uma cultura de amendoim em situação real de campo, no noroeste paulista utilizando os dados fornecidos pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

E por fim as "Inovações em automação da irrigação, monitoramento climático e integração de ferramentas" foram mostradas pelos Engenheiros Agrônomo Mauro Takao Suzuki e Marcelo Mamoru Shimada da IRRIGATERRA, que apresentaram as novidades em equipamentos fabricados pela empresas LINDSAY e NAANDANJAIN.

E assim, segundo o Coordenador do evento - Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira - o curso "Inovações Tecnológicas Aplicadas ao Manejo da Irrigação" cumpriu seu objetivo de proporcionar de forma prática aos Produtores e Técnicos uma visão integradora do manejo de solos, água e dados agroclimatológicos, divulgados de forma livre e gratuita pelo Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, a partir dos dados coletados pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, "possibilitando uma reciclagem e/ou ampliação dos conhecimentos ligados à agricultura irrigada, melhorando as condições de trabalho, transferência de tecnologias e lucratividade aos produtores da região noroeste paulista, muitos deles carentes em processos modernos de produção baseada em sistemas de irrigação".

O curso "Inovações Tecnológicas Aplicadas ao Manejo da Irrigação" foi promovido pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, com o apoio da PROEX, FAPESP, Irrigaterra, Lindsay e NaanDanJain.

"Melhorar o desempenho produtivo em uma propriedade irrigada exige um conhecimento multidisciplinar de modo a produzir cada vez mais e melhor, à custos mais baixos e sem causar danos ao meio ambiente, e em especial, sem desperdício de água. Por outro lado, temos hoje disponíveis no mercado os mais modernos equipamentos de irrigação e automação. Através de aulas expositivas e transferências de tecnologias geradas regionalmente, este curso permitiu tanto a capacitação, como a atualização dos conhecimentos em agricultura irrigada, de modo otimizar os recursos disponíveis na propriedade. Também foi uma ótima oportunidade para que os irrigantes e Técnicos da região se conheçam e intensifiquem a troca de conhecimento", pontuou o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, Engenheiro Agrônomo e Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Onde?

O curso "Inovações Tecnológicas Aplicadas ao Manejo da Irrigação" foi realizado na UNESP Ilha Solteira, Campus II, no Anfiteatro DEFERS - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos.

Público-Alvo

Irrigantes, Engenheiros Agrônomos, Extensionistas, Técnicos e Profissionais com atuação em agricultura irrigada ou interesse no tema.

Programação

A programação detalhada pode ser conhecida a partir de http://www.agr.feis.unesp.br/uso_irrigacao_2015.php

Transmissão on-line

O curso "Inovações Tecnológicas Aplicadas ao Manejo da Irrigação" teve transmissão on line e em tempo real e pode ser assistido a qualquer tempo através das seguintes conexões:
- Transmissão do Streaming pelo endereço: http://tcs.unesp.br selecionando a Reunião "Curso de Manejo de Irrigação" se necessário, utilizar a senha 777888.
- Sala Virtual UNESP, criada na MCU UNESP, acessando pelo equipamento de Videoconferência o IP: 200.145.8.4; Sala: 7676
- "Curso de Manejo de Irrigação"; Chave de Acesso: 777888

[Pod Irrigar]

A edição de 3 de dezembro de 2015 do [Pod Irrigar] traz os comentários do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez do evento. [Pod Irrigar] Encontro reúne especialistas de irrigação em Ilha Solteira para aprimorar conhecimentos em agricultura irrigada. Fernando Braz Tangerino Hernandez, professor da UNESP Ilha Solteira, apresenta o curso "Inovações Tecnológicas Aplicadas ao Manejo da Irrigação" oferecido pela Universidade.
Acesso em http://podcast.unesp.br/podirrigar-03122015-podirrigar-encontro-reune-especialistas-de-irrigacao-em-ilha-solteira-para-aprimorar-conhecimentos-em-agricultura-irrigada

SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente
BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php - Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
- Informações também em (018) 3743-1959
- ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO UNESP Ilha Solteira Avenida Brasil Centro, 56 - Caixa Postal 34 15385-000 - ILHA SOLTEIRA - SP
Telefone: (0xx18) 3743-1959
Skype: equipe-lhi
Canal de Conteúdo: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
Blog: http://irrigacao.blogspot.com
Canal CLIMA: http://clima.feis.unesp.br
YouTube: www.youtube.com/fernando092
Pod Irrigar, o Pod Cast da agricultura irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
Facebook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
Irriga-L: www.agr.feis.unesp.br/irriga-l.php

Blog do Patrício Nunes, 4 de dezembro de 2015.
Jornal dia a dia, 4 de dezembro de 2015.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA