ASSUNTOS DIVULGADOS
NO IRRIGA-L *

UNESP Ilha Solteira - Área de Hidráulica e Irrigação

Assuntos referentes a Março e Abril de 2004

Mudanca de paradigmas na P&D em Eng. de Rec. Hídricos
1/3/2004 16:03
fcmendon@ig.com.br
Prezados colegas de lista, Encaminho em anexo (anexo1 - anexo2) um interessante artigo sobre a necessidade de mudanças na pesquisa em Engenharia de Recursos Hídricos. Acredito que alguns de nós já conheçam o artigo, mas para os que não conhecem, o autor é Chetan Pandit, Diretor de P&D do Ministério de Recursos Hídricos da Índia. O autor também é responsável por atitudes polêmicas, tais como a transposição de água no território indiano, dos rios do Himalaia para o sul do País, um projeto de US$ 120 bilhões a ser executado até o ano 2016.

Doutorado em Ilha Solteira
5/3/2004 12:14
fbthtang@agr.feis.unesp.br
Bom dia a todos! A partir do dia 22 de março até 16 de abril estarão abertas as inscrições para o Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UNESP Ilha Solteira. A Area de Concentração é em Sistemas de Prudução. O inicio de suas atividades será em agosto de 2004. Maiores informações no folder anexo. Abracos a todos! Fernando Tangerino.

Doutorado em Ilha Solteira
5/3/2004 15:27
galbi@fcav.unesp.br
Caro Fernando Tangerino. Como estão as atividades aí na Ilha? Espero que esteja tudo bem. Fernando o nosso grupo de discussão já está cadastrado no CNPq? Se não está eu acho que devemos fazê-lo. Um abraço. Galbiatti.

FRUTAL 2004
5/3/2004 15:57
fbthtang@agr.feis.unesp.br
Divulgo a Frutal 2004, tradicional evento realizado em Fortaleza. Abracos e bom final de semana a todos! Fernando Tangerino.
Frutal 2004. Agriflor Brazil 2004, 13 a 16 de setembro de 2004.
Centro de Convenções de Fortaleza - CE.
Prezado Senhor, Prezada Senhora, Venha participar da FRUTAL - O maior evento internacional da fruticultura e floricultura brasileira. Para edição de 2004, serão 350 estandes distribuídos em 15.000 m² de área climatizada com os eventos:
FRUTAL 2004 – Nas suas 10 (dez) edições proporcionou a capacitação através de cursos a 10.000 (dez mil) produtores, técnicos e empresários e a visitação de 230.000 participantes, sendo 36.000 na última edição. Em breve será divulgando sua vasta programação técnica com o tema “Cooperativismo e Exportação”.
AGRIFLOR BRAZIL 2004 – Em associação com a HPP Worldwide, estamos trazendo pela 1º vez ao Brasil a maior feira de flores do mundo, AGRIFLOR. Haverá um pavilhão exclusivo para os maiores criadores mundiais de rosas mostrarem seus lançamentos, além dos expositores de toda a cadeia do negócio de rosas.3º Simpósio Internacional de Frutas Tropicais e Subtropicais - em parceria com a International Society for Horticultural Science. Estamos contatando com palestrantes dos maiores centros de pesquisa de frutas do mundo, entre eles: Dr. Xavier Scheldeman (Colômbia), Dr. Robert E. Paul (University of Hawaii, USA), Dr. Xuming Huang (China), Dr. Wojciech Janisiewicz (Estados Unidos) e de renomados pesquisadores brasileiros. Em breve estaremos divulgando o programa definitivo.
Seminário Internacional de Floricultura para Exportação – Estão previstas palestras dos técnicos das maiores empresas criadoras de novas variedades de rosas da Europa, podemos citar (Preesman, Rozen Tantau, Lex+, Kordes, Schreurs, Danziger, Montiplant, Olij Rozen) e das empresas exportadoras do Brasil.
Para maiores informações estamos disponibilizando a nossa página e correio eletrônico www.frutal.org.br e geral@frutal.org.br. Com todas estas atrações, novidades e tempestade de novos conhecimentos, esperamos sua presença enriquecendo e trocando
experiências na FRUTAL 2004.
Um abraço Euvaldo Bringel Olinda Afonso Batista de Aquino. Presidente da FRUTAL Coordenação Geral da Frutal.

Doutorado em Ilha Solteira
5/3/2004 15:59
fbthtang@agr.feis.unesp.br
Galbiatti, boa tarde! Graças ao nosso bom Deus, a vida está corrida, mas com ânimo e saúde. Em qual local devemos cadastrar no CNPq? Vc pode me dar a dica? Nunca havia pensado nisso.... Abracos e bom final de semana! Tangerino.

Doutorado em Ilha Solteira
5/3/2004 18:16
galbi@fcav.unesp.br
Caro Fernando. Inicialmente pode ser como grupo de pesquisa em irrigação. Um abraço.
Galbiatti.

Doutorado em Ilha Solteira
6/3/2004 17:17
fbthtang@agr.feis.unesp.br
Galbiatti, nao acho adequado.... seria forçar a barra.... Porque o IRRIGA-L nao é um Grupo de Pesquisa.... precisaríamos discutir mais usando este meio de comunicação... De q maneira, qdo criamos este Grupo, pensamos em algo que extrapole os limites da academia e possa servir de espaço para divulgação e troca de informações sobre o que está acontecendo no mundo da irrigação e agricultura irrigada, nas diferentes regiões do pais. O que precisamos é que mais pessoas se arrisquem a participar, enfiar noticias, questionar, gritar, chorar.... sorrir.... em função das atividades ligadas à agricultura, especialmente a irrigada! Abraço forte e tenham todos um belo final de semana! Fernando Tangerino.

Concurso
8/3/2004 09:21
lcpavani@fcav.unesp.br
Estamos encaminhando em anexo edital de concurso público para professor adjunto na área de Climatologia Agrícola, na Universidade Federal de Pelotas para o seu conhecimento e solicitamos a divulgação do mesmo. Atenciosamente, Marta E. G. Mendez. Departamento de Fitotecnia Faculdade de Agronomia Elieu Maciel - UFPEL.

Oportunidade de emprego
9/3/2004 11:27
fbthtang@agr.feis.unesp.br
Bom dia! A Prefeitura de Nova Luzitânia - região oeste do Estado de São Paulo - pertencente ao EDR de General Salgado, está com concurso público aberto até esta sexta-feira (dia 12 de março) para contratação de Engenheiro Agrônomo. Maiores informações: (017) 3483-9200 Abracos e tenham todos uma boa semana! Fernando Tangerino.

Financiamento da produção - PRONAF - Cartas Circulares
17/3/2004 13:49
fbthtang@agr.feis.unesp.br
Boa tarde a todos! A ABIMAQ informa que tem novos documentos governamentais à disposição em seu Portal. Abracos a tenham uma boa semana! Fernando Tangerino.
Ref.: Cartas-Circulares Conjuntas BNDES SUP/AOI e SUP/AF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF Informamos-lhe que as Cartas-Circulares do BNDES abaixo indicadas, recém-editadas, estão disponíveis no site da ABIMAQ:· Carta-Circular Conjunta SUP/AOI 02/2004 e SUP/AF 12/2004, de 11/03/2004. Ass.: Prorrogação de vencimento de parcelas de financiamentos destinados a lavouras de café no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF. Acesso pelo link: http://www.abimaq.org.br/ceimaq/meta3/download/cc02.04.pdf · Carta-Circular Conjunta SUP/AOI 03/2004 e SUP/AF 13/2004, de 11/03/2004. Ass.: Renegociação de operações de crédito rural no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF. Acesso pelo link: http://www.abimaq.org.br/ceimaq/meta3/download/cc03.04.pdf Sempre às ordens! Atenciosamente, Mércia Fernandes. Gerente de Financiamentos da ABIMAQ. Gerente do Posto Avançado do BNDES na ABIMAQ. Tel. (011) 5582-6362.

Dia de Campo sobre feijao
26/3/2004 16:22
fbthtang@agr.feis.unesp.br
Boa tarde! Divulgamos o 20º Dia de Campo de Feijão a ser realizado nos dias 14 e 15 de abril de 2004 no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios Sudoeste Paulista, em Capão Bonito, conforme Convite attachado. Abracos a todos e tenham um bom final de semana!

Exportação de Tecnologia para Africa
28/3/2004 23:38
jorge@nortecnet.com.br
Prezado Fernando Tangerino, Estou enviando em anexo Convite aos Fabricantes e Comerciantes de Equipamentos de Irrigação, Maquinas, Insumos, Tecnologia Agronômica para Investimento em Africa. Agradeço a divulgação desta iniciativa que pode abrir amplo espaço econômico na nossa área profissional. Atenciosamente e obrigado. Jorge de Sousa. jorge@nortecnet.com.br

Irrigação por superfície
29/3/2004 08:46
galbi@fcav.unesp.br
Caros Amigos. Estou precisando de informações sobre locais que fazem irrigação por superfície (sulco ou inundação), no Estado de São Paulo. Precisa ser um bom projeto, pois vou mostrar aos alunos da Pós Graduação. Um abraço. Galbiatti.

Exportação de Tecnologia para Africa
29/3/2004 14:38
fbthtang@agr.feis.unesp.br
Obrigado Jorge.... Estarei divulgando esta oportunidade entre outros profissionais e empresas da minha rede de relacionamento. Abracos e boa sorte! Fernando Tangerino.

Convite: Curso de atualização em recomposição vegetal de áreas rurais
29/3/2004 14:45
fbthtang@agr.feis.unesp.br
Olá boa tarde! Divulgo o Convite para o Curso abaixo descrito. Abracos a todos e tenham uma boa semana! Fernando Tangerino.

Irrigação por superfície
29/3/2004 16:28
zocoler@agr.feis.unesp.br
João, Há um bom tempo atrás, quando eu ainda fazia o mestrado na ESALQ (1991), fizemos (a pós-graduação) uma visita técnica numa fazenda no município de Buri (SP), próximo a Itapetininga, que possuía cerca de 700 ha sistematizados para plantio de arroz inundado. Se ela ainda continua na atividade eu não sei, mas em caso positivo seria interessante visitá-la, pois sua estrutura de irrigação e drenagem é muito boa para a atividade didática. Infelizmente, não tenho o telefone dela para te passar, mas creio que não será difícil conseguir. Um grande abraço!

Irrigação por superfície
29/3/2004 21:28
wschmidt@esalq.usp.br
O vale do Paraíba já foi bastante representativo na produção de arroz de tabuleiro, é possível que ainda haja algum corajoso por lá. Talvez a CATI de lá possa ajudá-lo a identificar uma área. Forte abraço.

Cebola doce
30/3/2004 08:42
mayeta@yahoo.com
Pessoal, parabéns pelas colaborações, estou utilizando da melhor forma possível.Sou técnico de informática, não tinha nada com agricultura.Por hobby comecei a cultivar algumas hortaliças e árvores frutíferas. As árvores estão demorando para darem frutos, mas estamos batalhando .No momento estou precisando de fornecedor de sementes para "Cebola Doce". Se possível ser perto da capital de SP, agradeço. Meu email é mayeta@yahoo.com Obrigado! Rogério.

PROGRAMA DE IRRIGAÇÃO
31/3/2004 09:31
jadirosa@yahoo.com
Prezados colegas: Boas notícias no campo da irrigação (veja abaixo). Quem tiver conhecimento de programas semelhantes ou literatura sobre benefícios da irrigação noturna fazer me repassar (jrosa@iapar.br ou jadirosa@yahoo.com).
Empresas de equipamentos são bem-vindas como parceiras do programa (contactar a Secretaria da Agricultura do PR). Tenham um ótimo dia! " Paraná pretende investir R$ 238,6 mi na Agricultura Parceira entre Copel e Secretaria da Agricultura pode beneficiar até 36 mil agricultores - Agência Estadual - 30/03/2004 CURITIBA - O Programa Irrigação Noturna foi um dos projetos apresentados ontem (29) durante a reunião do secretariado. Uma parceria entre Copel(empresa de energia elétrica do Paraná) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o programa prevê investimentos de R$ 238,6 milhões até 2006, que podem beneficiar até 36 mil agricultores, numa área de 51 mil hectares. Só este ano, o programa vai atingir beneficiários numa área de 10 mil hectares. O Irrigação Noturna tem por objetivo estimular a prática da irrigação para o aumento da produtividade, usando de forma racional a água e a energia elétrica. Os agricultores que já têm suas terras irrigadas são incentivados a transferir a atividade para o período entre 21h e 6h. “A meta é reduzir o uso da energia nos horários de pico, pois utilizando-a nesse horário alternativo é possível racionalizar a demanda e o agricultor economiza pagando tarifas com desconto de até 70% na conta de luz, referente ao gasto com irrigação”, afirma José Tarciso Fialho, responsável pelo programa. O programa nasceu do interesse por parte da Copel em otimizar a geração de energia no período noturno, quando cai o consumo. Com a irrigação noturna, o agricultor poderá incrementar o aumento de produtividade de sua lavoura, gerando mais emprego e renda, e com isso reduzindo o êxodo rural. De acordo com Fialho, a meta é atender 15 mil novas propriedades rurais, sendo três mil delas já neste ano. Com a irrigação noturna, o agricultor será beneficiado com o desconto de 70% na tarifa de energia elétrica, entre 21 horas até às 6 horas do dia seguinte. Esse desconto estará disponível para todo o agricultor interessado. Só com os deslocamentos do período de uso do sistema de irrigação do período diurno para o noturno, outros 15 mil agricultores serão beneficiados, sendo também três mil deles em 2004. Os beneficiários do Pronaf C, que é a faixa de prioridade para o governo do Paraná, podem receber subsídios para instalação de postes de caixas de medidor. A instalação de redes novas também será subsidiada em até 200 metros. Os agricultores terão subsídios também na aquisição de equipamentos de irrigação.

Oportunidade de emprego
31/3/2004 10:56
fbthtang@agr.feis.unesp.br
Olá bom dia a todos! A empresa Ambiental que atua na área de prestação de serviços agrícolas na regiao de Pirassununga, Ribeirão Preto, Limeira, Bauru e Araraquara entre outras, nos contactou a procura de um Engenheiro Agrônomo ou Agrícola. Oportunidade esta que repasso a quem interessar possa. O candidato deverá exercer o Cargo de Gerente de Qualidade e Relacionamento e assim deverá ter boa comunicabilidade e bom relacionamento para exercer atividades de vendas de serviços agrícolas e relacionamento com o mercado. Interessados deverão enviar curriculum vitae para: ambiental@linkway.com.br . Abraços e tenham um bom dia!

Oportunidade de emprego 2
1/4/2004 17:35
fbthtang@agr.feis.unesp.br
Olá boa tarde a todos os amigos do Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada! Confesso que estava muito chateado com as noticias vindas de Brasilia esta semana, especialmente aquelas em que dão conta de que nosso PIB somente se segurou porque a agropecuária cresceu 5% no ano passado, ao mesmo tempo tempo em que (1) a nossa soja recebe até US$ 2.00 a menos que a mexicana devido à nossa burocracia no porto, (2) nossos caminheiros ficam a mercê da boa vontade de um Ministro do Planejamento que não dá bola para os problemas do colega Ministro da Agricultura que insiste em discutir os problemas de seus Técnicos que entraram em greve, (3) que aliás teve uma redução de 4% de seus funcionários (Agricultura) enquanto que em 2003 em relação à 2002 o mesmo Ministério do Planejamento (que ao meu ver não planeja direito, senão teríamos dinheiro para consertar as estradas por onde nossa produção será escoada) aumentou nos mesmos 4% o seu quadro de pessoal (+ 512 novos funcionarios no Governo Lula), (4) e ainda a Presidencia da República que aumentou em 17% o número de funcionários (+ 540 funcionários) e então a fonte maior de chateação: Basta o MST fazer uma ameaça ou bravata, como queiram, e em menos de 24 horas, se libera para a Reforma Agrária R$ 1,7 bilhões.Enquanto isso nós do setor produtivo agropecuário vamos em frente, trabalhando duro e sem o devido respeito dos nossos governantes...... Mas enfim a chateação já foi suprimida pela alegria. Alegria de ver mais uma oportunidade de emprego aparecendo. Ou seja, a agricultura está contratando... Esta semana divulgamos a vaga para a Ambiental. Agora a pouco o Engenheiro Agrônomo Sérgio Luiz dos Santos entra em contato à procura de um Agrônomo para a área de tratos culturais de cana. Deverá ter conhecimentos em adubação, vinhaça, herbicida, etc. "O ideal seria que a pessoa tivesse experiência na área, mas caso você conheça alguém recém formado e com bom perfil para que a gente treine, você poderia me indicar." assim informa o colega Sérgio. O interessado em trabalhar com cana de açucar junto ao Grupo Biagi na unidade de Sta Rosa de Viterbo - SP (perto de Serrana, região de Ribeirão Preto) pode enviar seu curriculum para: sergiao@200-232-118-5.uspedra.com.br Abraços e tenham um bom final de semana! Fernando Tangerino.

SIMPÓSIO ÁGUAS RESIDUÁRIAS E PATÓGENOS EMERGENTES
2/4/2004 17:58
fbthtang@agr.feis.unesp.br
Olá boa tarde! Divulgo a quem interessar possa o: SIMPÓSIO ÁGUAS RESIDUÁRIAS E PATÓGENOS EMERGENTES E O REUSO NA AGRICULTURA
Data: 13 e 14 de maio de 2004 Local: Auditório da Escola Politécnica/Mecânica - USP - São Paulo-SP Escopo: A escassez de água é um dos grandes desafios da Humanidade para este século. O aproveitamento planejado das águas residuárias na agricultura é uma alternativa para controle da poluição de corpos d'água, disponibilização de água para as culturas, reciclagem de nutrientes e aumento de produção agrícola. Porém, pouco se sabe sobre a potencialidade de risco causado Por patógenos emergentes como vírus e protozoários (Cryptosporidium e Giardia) na tecnologia de reuso agrícola e recarga de aqüíferos com efluentes sanitários tratados. Este é o primeiro encontro que visa reunir pesquisadores brasileiros de diversas áreas: saneamento, ciências biológicas, agronômicas e ambientais, para discutir os principais aspectos relacionados à contaminação ambiental por patógenos emergentes presentes em águas residuárias tratadas. Público alvo: Profissionais e estudantes das áreas de Saneamento, Ciências Biológicas, Agronômicas e Ambientais. Vagas limitadas: 230 pessoas. (Pré-Inscrição via e-mail a partir de 15/03/2004) Programa: Dia 13/05 - 5ª feira 8h30 - 8h45 Abertura Prof. Dr. Henrique Krieger, Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas-USP 8h45 - 9h30 Conferência: "PIONEIROS DA VIROLOGIA AMBIENTAL NO BRASIL" Prof. Dr. José Alberto Neves Candeias, Prof. Titular do Depto. de Microbiologia, ICB/USP Prof. Dr. Sebastião Timo Iaria, Prof. Titular do Depto. de Microbiologia, ICB/USP 9h30 - 10h15 Conferência: "NOROVIRUS: RECENT WATERBORNE OUTBREAKS AND RESISTANCE TO WATER TREATMENT" Prof. Dr. Charles P. Gerba, Department of Soil, Water and Environmental Sciences, University of Arizona, EUA. Chairman: Prof. Dr. Roberto Feijó de Figueiredo, Depto. de Saneamento e Ambiente, FEC/UNICAMP 10h15-10h45 Coffee break 10h45 - 11h30 "PROTOZOÁRIOS EMERGENTES E RE-EMERGENTES TRANSMITIDOS VIA ÁGUA" Profa. Dra. Urara Kawazoe, Depto. de Parasitologia - IB/UNICAMP 11h30 - 12h15 "PRESENÇA DE VÍRUS ENTÉRICOS HUMANOS EM EFLUENTES DOMÉSTICOS NA CIDADE DE SÃO PAULO: MÉTODO DE CONCENTRAÇÃO, DETECÇÃO E QUANTIFICAÇÃO" Profa. Dra. Dolores U. Mehnert, Depto. de Microbiologia - ICB/USP 12h15 - 14h00 Almoço 14h00 - 14h45 "OCORRÊNCIA DE ENTEROVÍRUS EM ÁGUAS DE ESGOTO - VIGILÂNCIA AMBIENTAL DE POLIOVÍRUS NO ESTADO DE SÃO PAULO" Dra. Maria Inês Zanoli Sato, Gerente do Departamento de Análises Ambientais - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) 14h45 - 15h30 Conferência: "DETECTION METHODS AND DISINFECTION OF CRYPTOSPORIDIUM AND GIARDIA IN WATER" Ricardo De Leon, Ph.D., Microbiology Unit Manager, Metropolitan Water District of Southern California, Water Quality Laboratory, EUA. Chairwoman: Profa. Dra. Dolores U. Mehnert - ICB/USP 15h30 - 16h00 Coffee Break 16h00 - 16h30 Espaço Empresa 16h30 - 17h30 Mesa de discussão com palestrantes do dia Dia 14/05 - 6ª feira 9h00 - 9h45 "IMPORTÂNCIA DO REUSO AGRÍCOLA DE EFLUENTES SANITÁRIOS NO CONTEXTO DO GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS" Dr. Herbert Otto Roger Schubart, Agência Nacional de Águas (ANA) 9h45 - 10h30 "IMPACTO AMBIENTAL DO USO AGRÍCOLA DO LODO DE ESGOTO E DE EFLUENTES" Dr. Wagner Bettiol, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) - Jaguariúna/SP 10h30 - 11h00 Coffee break 11h00 - 11h15 "CONTRIBUIÇÃO DO PROSAB COM AS PESQUISAS DE REUSO NO BRASIL" Prof. Dr. Bruno Coraucci Filho, Depto. de Saneamento e Ambiente, FEC/UNICAMP 11h15 - 12h00 "REUSO DE EFLUENTES SANITÁRIOS: ESCOAMENTO SUPERFICIAL COM TIFTON 85 E IRRIGAÇÃO EM CULTIVO DE MILHO" Prof. Dr. Ronaldo Stefanutti e Prof. Dr. Bruno Coraucci Filho, Depto. de Saneamento, FEC/UNICAMP 12h15 - 14h00 Almoço 14h00 - 14h45 "ASPECTOS MICROBIOLÓGICOS DE ÁGUA DE REUSO" Profa. Dra. Petra Sanchez - Universidade Mackenzie. 14h45 - 15h30 "RISK ASSESSMENT" Prof. Dr. Charles P. Gerba, Department of Soil, Water and Environmental Sciences, University of Arizona, EUA. 15h30 - 16h00 Coffee Break 16h00 - 17h00 Mesa Redonda com os Palestrantes: "REUSO AGRÍCOLA DE
EFLUENTES TRATADOS" Coordenação: Prof. Dr. Roberto Feijó de Figueiredo, Depto. de Saneamento e Ambiente, FEC/UNICAMP 17h00 - 17h15 Encerramento COORDENAÇÃO Profa. Dra. Dolores U. Mehnert Profa. Dra. Irma Gutierrez Rivera Bióloga Telma Alves Monezi Depto. de Microbiologia - ICB/USP Prof. Dr. Roberto Feijó de Figueiredo Prof. Dr. Bruno Coraucci Filho Prof. Dr. Ronaldo Stefanutti Depto. de Saneamento e Ambiente, FEC/UNICAMP COLABORADORES Dra. Edna Ivani Bertoncini FEC/UNICAMP Bióloga Valéria Pauli Bióloga Patrícia Garrafa Bióloga Karina Barrella ICB/USP

Ranking das melhores escolas de Agronomia do Brasil
2/4/2004 18:15
fbthtang@agr.feis.unesp.br
Olá boa tarde! A revista Veja desta semana (Edição 1847, Ano 37, Número 13, 31 de março de 2004, páginas 84 a 94) divulgou as médias obtidas no Provão 2003. Assim, foi possível lassificar os Cursos com um critério menos subjetivos. Confiram a classificação e notem que a diferença entre os Cursos Top Ten. A diferença é de apenas 5,0 pontos.Esta é a notícia boa. A ruim é que a média das escolas está muito próxima ou abaixo de 50,0 (em no máximo 100) o que é um indicativo de que devemos melhorar ainda mais para atender as exigências cada vez maior do mercado. Quando digo "devemos melhorar" estou repartindo a responsabilidade entre todos os envolvidos: nós professores que devemos nos atualizar cada vez mais em consonância com as necessidades do mercado, alunos que devem exigir mais de seus professores e ao mesmo
tempo se dedicar mais em seus estudos, talvez inclusive com maior número de horas em estágios, e a sociedade civil, através das empresas que devem pressionar as universidades de modo que os seus ensinamentos estejam sintonizados com as suas necessidades. Fico especialmente contente com o resultado dos nossos alunos aqui de Ilha Solteira, que mesmo sendo uma Faculdade jovem, podemos nos orgulhar de sermos a oitava escola de Agronomia do Brasil! Reparem que as 10 melhores Faculdades de Agronomia do país são públicas. AGRONOMIA: Média
1- USP (Piracicaba) 51.1
2- Federal do Rio Grande do Sul 50.6
3- Universidade de Brasilia 48.5
4- Universidade Estadual de Santa Catarina 48.4
5- Unesp (Botucatu) 48.4
6- Universidade Federal do Paraná 47.8
7- Unesp (Jaboticabal) 47.6
8- Unesp (Ilha Solteira) 47.2
9- Universidade Estadual de Londrina 46.2
10 -Universidade Estadual do Norte Fluminense 46.1
Abraços a todos e tenham um belo final de semana!

Ranking das melhores escolas de Agronomia do Brasil
3/4/2004 08:10
csilva@esalq.usp.br
Ola Tangerino...
Parabéns por Ilha Solteira e por suas idéias. Imagino que depois de tantos anos lecionando o desgaste com o sistema é grande. Ainda bem que ainda temos professores com vontade de lutar por um sistema educacional melhor. Outra questão é que todas são faculdades públicas..onde estão as particulares??
Abraço e um ótimo final de semana!!

Programa de irrigação
3/4/2004 10:27
vmcosta@carpa.ciagri.usp.br
Prezado Jadir,
Fiquei muito interessado nesta causa que vc nos colocou a par neste grupo. Porém, não tenho informações sobre este assunto, devido ao fato de ser de certa forma uma novidade. Tenho muita curiosidade para saber, além é claro de a irrigação noturna promover economia aos agricultures irrigantes, das vantagens e desvantagens de se praticar a irrigação nestes horários, do ponto de vista fisiológico das culturas, ou seja: capacidade de aproveitramento da água, perdas, outras vantagens e etc. Se você puder contribuir comigo neste sentido, ficarei muito grato. E também, caso eu saiba de notíciuas mando para o grupo. Por gentileza, recomende caso saiba, informes (publicações científicas ou nao a respeito deste assunto).
Um abraço, Vinícius.

Ranking das melhores escolas de Agronomia do Brasil
3/4/2004 10:53
fbthtang@agr.feis.unesp.br
Olá Claudio e demais amigos!
Em outros cursos temos destaques tb para as particulares. Um exemplo é o curso de Admisntracao de Empresas, onde com apenas 4 e 5 anos de existencia, a FACAMP e o IBMEC já se posicionam entre as TOP TEN.
Ou ainda a Fundação Educacional de Barretos com o seu curso de Engenharia Civil que em depois de um horrivel conceito E por dois anos consecutivos virou a mesa e abocanhou o 3o. lugar.
Em outros cursos há tb exemplos de bom posicionamendo das particulares. Talvez que o que falte seria um equilibrio entre lucratividade e gestão acadêmica.
Matéria completa em:
http://veja.abril.com.br/310304/p_084.html

As notas completas dos 26 cursos avaliados estão attachadas.
Abracos e tenha um bom final de semana!
Fernando Tangerino

Novo Grupo
3/4/2004 21:53
marcassa@estadao.com.br
Srs
Com intuito de discutir especificamente sobre Irrigação de Pastagens (pastejo rotacionado) criei um e-group com este fim.
Gostaria de divulgá-lo a todos vcs e peço que se conhecerem alguém que possui Pivot para irrigação de pastagens com objetivo de Engorda e Terminação de Gado precoce para corte, divulguem este grupo de discussão para que possamos dividir experiências.
Criei este grupo visto que sou um pretenso comprador de um pivot para este fim e há 2 anos venho colhendo informações de diversas fontes, porém muito contraditórias.
Gostaria de poder atingir o maior numero de pessoas que estejam enfronhados especificamente neste assunto, para que com isto possamos ter uma comunidade de troca de informações seguras e confiáveis.
Para conhecerem e se associarem gratuitamente ao grupo , acessem :
» Como localizar este grupo do MSN na Web?
http://groups.msn.com/PastoIrrigado

» Depois de se cadastrarem para se comunicar com os participantes deste grupo:
Envie email para PastoIrrigado@groups.msn.com
Abraços
Marcassa
Com : (11) 3051 2912
Cel 1 : (11) 6854 8671
Cel 2 : (11) 9704 1785
E-Mail: marcassa@ig.com.br

Pasto Irrigado
3/4/2004 22:03
marcassa@estadao.com.br
Caso vc tenha uma Home Page, Para divulgar o Pasto irrigado e criar um link na sua pagina, entre no link abaixo

http://groups.msn.com/PastoIrrigado/_showpromote.msnw
Grato
Abraços
Marcassa
Com : (11) 3051 2912
Cel 1 : (11) 6854 8671
Cel 2 : (11) 9704 1785
E-Mail: marcassa@ig.com.br

Programa de irrigação
5/4/2004 20:11
celiafaganello@bol.com.br
Prezados amigos, gostaria de obter informações sobre uva irrigada
Cordialmente
Célia Faganello

Uva irrigada
6/4/2004 10:21
fbthtang@agr.feis.unesp.br
Olá Celia, bom dia!
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira tem trabalhado com uva, que aqui em nossa regiao é 100% irrigada e assim nossos estudos têm se concentrado no manejo da irrigação.

O Portal da Área de Hidráulica e Irrigação (http://www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php)
tem um mecanismo de busca que pesquisando pela palavra uva responderá com 125 textos. Creio que algo poderá ser útil a ti.

Abracos e tenha uma boa semana!
Fernando Tangerino

Confira como economia agricola se movimenta
8/4/2004 09:41
fbthtang@agr.feis.unesp.br
Bom dia amigos e colegas!

Essa imagem espetacular gostaria de compartilhar com vcs.
Trata-se do motor da nossa economia atual.
Empregos, tecnologia, desenvolvimento é com a agricultura mesmo, e isso tem raízes históricas, tendo a agricultura o papel de:
FORNECIMENTO DE ALIMENTOS, GERAR DIVISAS, FORNECER MÃO DE OBRA PARA O SETOR URBANO, permitindo a nossa industrialização, COMPRAR INSUMOS DA INDÚSTRIA e novamente FORNECER CAPITAL PARA A INDÚSTRIA.

A foto mostra a colheita de soja na Fazenda Água no dia 31/03/2004
(Sorriso - MT) - Grupo Pinesso.

As máquinas atrás das colheitadeiras estão plantando milho.
Tenham todos uma Feliz Páscoa!

Uva irrigada
8/4/2004 13:18
celiafaganello@bol.com.br
Muito obrigada

Uva irrigada
8/4/2004 14:57
rcmpires@iac.sp.gov.br
Prezada Célia:
Escrevemos um capítulo de livro sobre irrigação em videiras (alguns pesquisadores do IAC e um da EMBRAPA - Semi-Árido). O título do livro é: UVA - Tecnologia de Produção, pós-colheita, mercado. Editor: Celso Valdevino Pommer, Cinco Continentes Editora, 778 páginas - 2003

Atenciosamente
Regina Célia de Matos Pires

Irrigação em gramado!
9/4/2004 17:07
jfteles@carpa.ciagri.usp.br
Boa tarde pessoal!
Escrevo para pedir a ajuda de vocês com relação a um assunto. Estou precisando de informações sobre gramados (implantação, drenagem e irrigação). Se alguém puder me ajudar ficarei agradecido!
Um abraço e feliz páscoa a todos!

Irrigação em gramado!
10/4/2004 10:25
fbthtang@agr.feis.unesp.br
Olá José....
Nao sei se a Bilblioteca da ESALQ tem, mas existe um livro muito bom com o titulo
"Landscape Drainage" da The Irrigation Association (http://www.irrigation.org). O livro é
muito didatico.
A IA tem outros titulos muito interessantes, tais como:
ABC's of Lawn Sprinkler Systems ou Landscape Irrigation Design and Management, que trata inclusive da hidraulica de sistemas.
Creio ser mais provavel que vc encontre livro na Biblioteca da ESALQ.
Abracos e Feliz Pascoa!
Fernando Tangerino

Uva irrigada
12/4/2004 10:16
comercial@irrigotec.com.br
Prezados companheiros
Necessito de informações sobre o cultivo da Jurema-preta (segundo informações parece ser um arbusto que se desenvolve no semi-árido.) Temos de desenvolver um projeto de irrigação para a cultura, mas desconhecemos essa planta.
Se alguém souber como conseguirmos informações nos avise.
Obrigado
Eng. Carlos Garcia.

Jurema preta
12/4/2004 12:07
fbthtang@agr.feis.unesp.br
Olá Carlos!
Não conheço a Jurema preta, mas se isso ajudar o seu nome cientifico é Mimosa tenuiflora, mas tb pode ser a Mimosa hostilis. Mimosa hostilis é uma planta natural do Brasil com uso potencial em medicina, pois o alcalóide ativo na Jurema Preta é similar ao LSD, mas mais intenso. O Professor Israel Marinho Pereira (impereirapb@bol.com.br) de Lavras (UFLA) publicou o seguinte trabalho a respeito da urema preta:
PEREIRA, I. M., ARRIEL, E. F., SOUTO, J. S. Avaliação de Parâmetros de Crescimento da
Jurema Preta (Mimosa hostilis Benth.) SemAcúleos e caracterização de seu Estado
Nutricional. Acta Materialia. ufpb: , p.73 - 85, 1997.
Creio que vc poderia entrar em contato com ele.
Abracos e tenha uma boa semana!
Fernando Tangerino

Uva irrigada
12/4/2004 12:46
celiafaganello@bol.com.br
Prezada Regina: Obrigada
Jurema preta
12/4/2004 14:06
comercial@irrigotec.com.br
Fernando, Obrigado!!!!!

Irrigação Brasil 2003/2004
19/4/2004 16:25
lcpavani@fcav.unesp.br
Prezados Senhores,

Estive pesquisando a respeito de irrigação no Brasil. Tenho dados atualizados, desde 1950 até 2002; porém, preciso de dados ainda mais atuais. Como não encontrei as informações de que necessito, tomei a iniciativa de escrever para os senhores. Se possível, gostaria que me passassem estes dados: hectares irrigados a nível Brasil em 2003 e previsão para 2004. Caso não disponham dos mesmos, peço que me indiquem sites (fontes seguras) onde eu possa pesquisar.
Agradeço, desde já, pela atenção dispensada.

Jurema preta
22/4/2004 16:39
comercial@irrigotec.com.br
Prezado Fernando
Não consigo entrar em contato com o Prof. Israel. Procurei por ele na UFLA e me informaram que ele não é Prof. da Universidade.
Alguma outra forma de fazer contato ???
Obrigado.
Carlos Garcia.

Jurema preta
22/4/2004 19:22
fbthtang@agr.feis.unesp.br

Olá Carlos!
Tente no CNPq, curriculum Lattes.
Lá são encontrados os dados pessoais dos pesquisadores. E o e_mail dele nao funciona mais?
Abracos e tenha um bom final de semana!
Fernando Tangerino

Encontro Técnico - Aguas Subterrâneas
23/4/2004 11:59
fbthtang@agr.feis.unesp.br
Bom dia!
Divulgo o II ENCONTRO TÉCNICO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS.
Data : 30 de abril de 2004
Local: UNESP - Universidade Estadual Paulista
Campus de São José do Rio Preto –
Auditório 'C'
Rua Cristóvão Colombo , 2265 – Jardim Nazareth
São José do Rio Preto/SP
Abracos e bom final de semana a todos!

Os jovens e o futuro da água.
27/4/2004 13:32
lsvanzela@aluno.feis.unesp.br
Boa tarde a todos o companheiros da lista.

Aproveito esta oportunidade para divulgar um artigo que escrevemos e publicamos no Jornal da Ilha, intitulado "Os jovens e o futuro da água" de autoria de Luiz Sergio Vanzela e Fernando Braz Tangerino Hernandez, que você pode ler no endereço:
http://www.agr.feis.unesp.br/jovens.php
O ponto de partida ou a idéia para a construção do artigo partiu do excelente e exemplar trabalho realizado pelos jovens do LEO Clube de Palmeira d´Oeste, que deram uma demonstração inequívoca de que estão preocupados com o meio ambiente, principalmente com à qualidade e disponibilidade da água, e que mesmo sendo jovens tiveram a competência para organizar um evento com grandiosidade, como foi o caso da I Feira da Água, por onde passaram mais de 1000 pessoas, vindas de diferentes municipios da região.
Esta iniciativa, no entender de nossa equipe deve ser extendida à outras regiões e o envolvimento dos jovens com questões que afetam seu futuro, como é o caso do meio ambiente, deve ser constante e progressivo, portanto deve ser incentivado.
Tenham todos uma ótima semana.

 

 
Para se inscrever na Irriga-L, acesse:
http://www.agr.feis.unesp.br/irriga-l.php


UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA