Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
III Inovagri International Meeting
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp participa com palestrante e trabalhos científicos

De 31 de agosto a 3 de setembro de 2015 acontecerá em Fortaleza - CE, o III INOVAGRI International Meeting e a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira estará presente com diferentes trabalhos técnicos científicos. A UNESP Ilha Solteira será representada no evento pelo Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez que participará da 4° Mesa Redonda sobre a Utilização do Boletim FAO 56 no Brasil junto com os Professores Dr. Everardo Mantovani da UF Viçosa e Paulo Cesar Sentelhas (ESALQ/USP) e ainda Vital Pedro da SIlva Paz, Professor Titular da UFRB será o Moderador dos trabalhos.

Para o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da UNESP Ilha Solteira "o Boletim FAO 56 é a mais importante obra quando se trata do uso eficiente da água ou do manejo da irrigação, porque contém a metodologia para a estimativa mais precisa da evapotranspiração de referência, diferencia o coeficiente de cultura nos termos evaporativo e transpirativo e assim se pode chegar na lâmina líquida de irrigação, colocando água na quantidade certa à cultura e com isso obter a melhor produtividade. E o Boletim 56 completou 15 anos e os seus autores estarão no III Inovagri International Meeting para contar a história desta importante obra e como pretendem trabalhar os próximos 15 anos. E nós para debatermos a sua importância e o seu uso!"

Os autores do Boletim FAO 56 estarão na 2° Mesa-Redonda "FAO 56: Passado e Futuro", enquanto que Mantovani, Tangerino e Sentelhas discutirão o uso e o próprio Boletim. A expectativa é de que o Professor Everardo Mantovani fale da sua experiência com o Irriger e as pesquisas aplicadas realizadas para melhorar a precisão e os resultados do manejo da irrigação empregado em todo o Brasil e exterior. O Professor Fernando Tangerino defenderá uma comunicação maior sobre os conceitos de manejo da irrigação - tanto no ensino, como na extensão - para que de fato se possa ampliar o manejo racional e eficiente do uso da água na agricultura. "Citarei erros comuns que temos visto no campo e a necessidade de determinação e divulgação de Coeficientes de Cultivo - Kcs - adequados a nova realidade de variedades. Por fim, para sair da subjetividade que envolve o número de dias após o plantio, vamos levar alguns trabalhos com a determinação do Kc com imagens de satélite tendo como base os Graus-Dias Acumulados. Estamos convencido que é um bom caminho para novas pesquisas".O Professor Paulo Sentelhas contará a experiência acumulada na modelagem e na pesquisa aplicada que vem desenvolvendo ao longo dos anos, mas deverá fazer um enfoque mais agrometeorológico, mostrando como a determinação da evapotranspiração de referência - ETo - de forma mais precisa e acurada mudou os padrões da determinação de lâmina de irrigação.

A programação do III INOVAGRI International Meeting é ampla, reúne os principais Pesquisadores e Técnicos que trabalham com a agricultura irrigada no mundo e os temas a serem abordados são a Aproximação do Planejamento e Expansão da Agricultura Irrigada no Brasil, as Experiências com a seca no Estado da Califórnia (EUA) e no Brasil, Sensoriamento remoto e novas tecnologias para determinar as necessidades hídricas das culturas, Irrigação e os impactos hidrológicos em larga escala, Avanços na determinação dos coeficientes da culturas, Avanços em pesquisas sobre Salinidade do solo e da água, Irrigação e energia: indicadores e uso racional, Transferência de tecnologia na irrigação: entendendo melhor o irrigante através do assessoramento e Irrigação Familiar e as boas práticas agrícolas e melhoria da eficiência do uso da água.

A UNESP Ilha Solteira, através da Área de Hidráulica e Irrigação esteve presente em todas as edições anteriores deste evento que teve a sua primeira edição realizada em 2007, em Sobral - CE com o nome de WINOTEC - Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação e desde a edição de 2012 - quando passou a ser realizado em Fortaleza - recebeu o nome de Inovagri International Meeting.

Trabalhos Técnicos-Científico
O III INOVAGRI International Meeting contará também com a parte científica com apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos Pesquisadores e seus alunos de Graduação e Pós-Graduação. A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira também se fará presente com os alunos da Graduação apresentando os trabalhos desenvolvidos na região noroeste paulista.

Dois trabalhos tratarão da expansão da agricultura irrigada no oeste paulista, outro artigo trata do uso do modelo SAFER (Simple Algorithm For Evapotranspiration Retrieving) em áreas urbanas, avaliando o efeito das áreas verdes irrigadas em condomínios na evapotranspiração e no conforto térmico proporcionados. SAFER também é utilizado para avaliar a estacionalidade da evapotranspiração e produtividade da água em microbacia e ainda outro artigo discutirá a evolução da atenção da mídia à temas ligados a agricultura e agroclimatologia no noroeste paulista, um tema ligado à transferência de conhecimento e informação, defendida pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Os artigos "Estacionalidade da evapotranspiração e produtividade da água na microbacia do córrego da Mula em Santa Fé do Sul - SP", "Atenção da mídia por questões hidro-ambientais no noroeste paulista", Evolução das áreas irrigadas por pivô central no noroeste paulista", "Uso do algoritmo SAFER para análise de conforto térmico e evapotranspiração em áreas urbanas" e "Evolução da área irrigada por pivô central no oeste paulista" podem ser conferidos no Canal da Irrigação da UNESP Ilha Solteira a partir de http://www.agr.feis.unesp.br/inovagri_2015.php

Para o Coordenador do  III INOVAGRI International Meeting, Dr. Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima "além apresentar e ver publicados em Anais os seus trabalhos, os participantes terão a oportunidade de assistir às mesas redondas, com enfoque nas inovações tecnológicas, planejamento, gestão e novas tecnologias aplicadas na irrigação, neste que é tido como o maior evento da agricultura irrigada realizado no Brasil". O Inovagri International Meeting é uma realização do Instituto Inovagri e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação e desde a sua primeira edição tem como característica reunir renomados pesquisadores estrangeiros e brasileiros em torno da agricultura irrigada permitindo uma interação e intercâmbio de ideias entre os participantes, materializada em diferentes oportunidades de cooperação.



Portal da Universidade, 28 de agosto de 2015.
Jornal dia a dia, 29 de agosto de 2015.
Blog do Patrício, 28 de agosto de 2015.

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA