Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

Boletim Semanal do Clima

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho acumula chuva abaixo da média esperada e temperaturas amenas em todo Noroeste Paulista
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Com a chegada do inverno, esperava-se a redução no volume de chuvas em relação ao verão, mas segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que monitora as condições climáticas na região Noroeste Paulista, o volume de chuva acumulada no mês de junho na região ficou abaixo a média histórica.

Era esperado uma média de 55 milímetros no Noroeste Paulista, porém a chuva acumulada registrou 70% a menos em relação a média histórica, ou seja, foram registrados apenas uma média de 16 milímetros.

Apenas em Ilha Solteira as chuvas em junho ficaram acima do esperado. A Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista registrou 43 milímetros de chuva frente à chuva histórica esperada de 33 milímetros, configurando o município em que mais choveu em junho,  ficando 30% acima do esperado, em contraste, a cidade de Populina foi onde menos choveu, acumulando apenas 8 milímetros de chuva.

As chuvas na região aconteceram nos dias um a três de junho e assim, o número de dias sem chuvas no Noroeste Paulista variam entre 27 dias (Pereira Barreto e  Ilha Solteira) e 50 dias em Sud Mennucci (Estação Santa Adélia Pioneiros) conforme informa o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira hospedado em http://clima.feis.unesp.br.

A evapotranspiração acumulada em junho varia entre 58 mm em Sud Mennucci e 77 mm em Ilha Solteira e segundo o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira “mesmo com pouca variação entre os diferentes municípios – ao contrário do que acontece com as chuvas – há um déficit de água no solo e para a garantia da produtividade o uso de sistemas de irrigação é obrigatório. Na região, entre as culturas anuais cultivadas sob irrigação estão o feijão e o milho e entre as perenes há diferentes espécies de frutas e pastagens sendo irrigadas para a garantia da sustentabilidade econômicas das atividades agropecuárias”. O Professor Fernando Tangerino explica ainda que “evapotranspiração é a perda de água por evaporação do solo e transpiração das plantas e que deve ser reposta pela chuvas ou por sistemas de irrigação para que as plantas possam expressar o máximo do seu potencial produtivo”.

No acumulado no ano, o município de Paranapuã registrou 954 mm (tendo chovido 354 mm em abril) e o menor volume de chuvas é registrado em Pereira Barreto (Estação Bonança) onde choveu apenas 597 mm. Na média, o Noroeste Paulista registra até o momento 724 mm de chuva acumulada, o que, apesar da dispersão das chuvas na região, representa o histórico esperado, que é de 726 mm.

Temperatura
A temperatura média na região em junho variou entre 20,9°C em Populina, a menor entre as estações e 22,5°C em Ilha Solteira, a maior média entre as oito estações.

Temperaturas médias na região Noroeste Paulista

Já as temperaturas mínimas médias ficaram todas abaixo dos 18°C, sendo Ilha Solteira, com a maior mínima com 17,3°C; seguida por Santa Adélia (Pereira Barreto) com 17,2°C; 16,5 em Itapura°C, em Paranapuã 16°C e abaixo dos 16ºC ficou Santa Adélia Pioneiros (Sud Menucci)(15,8ºC), estação Bonança, em Pereira Barreto (15,6º); Populina (15,3°C) e Marinópolis com (15,1°C), registrando a menor temperatura mínima entre os municípios monitorados pela UNESP Ilha Solteira.

Média das temperaturas mínimas na região Noroeste Paulista

Em junho, a menor temperatura da região Noroeste Paulista foi registrada em Marinópolis, na manhã do dia 28, chegando a 10,8ºC, seguida de 11,7ºC em Pereira Barreto, às margens do rio Tietê.

SERVIÇO:
– Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
– Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão emhttp://clima.feis.unesp.br
– Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
– Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
– Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
– Pod IRRIGAR – O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
– Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
– Informações também em (018) 3743-1959

ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO UNESP Ilha Solteira Avenida Brasil Centro, 56 – Caixa Postal 34 15385-000  – ILHA SOLTEIRA – SP Telefone: (0xx18) 3743-1959 Skype: equipe-lhi Canal de Conteúdo:www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php Blog: http://irrigacao.blogspot.com Canal CLIMA:http://clima.feis.unesp.br YouTube: www.youtube.com/fernando092 Pod Irrigar, o Pod Cast da agricultura irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar Facebook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira Irriga-L:www.agr.feis.unesp.br/irriga-l.php


Jornal dia a dia, 30 de junho de 2015.
Grupo de Irrigação e Fertirrigação de cana-de-açúcar, 03 de julho de 2015.
Portal da Universidade, 03 de julho de 2015.

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA