Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
MANEJO DA IRRIGAÇÃO: COMO, QUANDO E QUANTO IRRIGAR E AVALIAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE IRRIGAÇÃO SÃO TEMAS DE CURSOS DA ANA
--------------------------------------------------------------------------------------------------

A Agência Nacional de Águas (ANA) está oferecendo oportunidade de capacitação para mais de 1.000 pessoas em 14 cidades brasileiras, tidas como pólos de irrigação no País. Os cursos "Manejo da Irrigação: onde, quando e quanto irrigar" e "Avaliação e Manutenção de Equipamentos de Irrigação" são gratuitos e estão com inscrições abertas pelo Portal da Capacitação da ANA.

Até o final deste ano, o Instituto INOVAGRI, que foi o vencedor da Concorrência da ANA, realizará essas atividades de acordo com o seguinte cronograma:

As cidades que receberam o curso de "MANEJO DA IRRIGAÇÃO: COMO, QUANDO E QUANTO IRRIGAR" foram Assú, Brasília, Colatina, Cristalina, Itumbiara, Luís Eduardo Magalhães, Monte Carmelo, Morrinhos, Paranapanema, Petrolina, Primavera, São Gotardo, Sorriso e Unai.

Já as cidades que receberam o curso de "AVALIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE IRRIGAÇÃO" foram Assú, Brasília, Colatina, Cristalina, Itumbiara, Luís Eduardo Magalhães, Monte Carmelo, Morrinhos, Paranapanema, Petrolina, Primavera, São Gotardo e Unaí. .

A intenção da Agência é oferecer aos irrigantes a difusão de técnicas que promovam a conservação e o uso racional dos recursos hídricos na agricultura irrigada. Redução de perdas e de custos de produção, otimização do consumo de recursos hídricos e eficiência nos processos de irrigação são resultados esperados com a adoção de novas tecnologias

Distribuídas por pólos de irrigação no País, as turmas estão sendo formadas de acordo com o principal sistema de irrigação utilizado na região de sua ministração, com foco para: irrigação por pivô central, sistema autopropelido e irrigação localizada (fruticultura, café, etc.). Além disso, os cursos são direcionados, prioritariamente, para agricultores irrigantes, gerentes agrícolas e operadores de equipamentos de irrigação, podendo também ser realizado por extensionistas rurais, técnicos e profissionais de instituições do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) com interesse em se aperfeiçoar no tema. Cada curso será composto de 16 horas, divididos em aulas teóricas e práticas, com turmas de no máximo 30 alunos.

A abertura aconteceu no dia 18 de outubro de 2012 feita pela Especialista em Recursos Hídricos da ANA Taciana Neto Leme com dois cursos reaizados em Brasília - PAD/DF, um no Auditório Francisco de Lima Ferreira da COOPA - DF, tendo como Instrutor o Professor Dr. Alberto Colombo da UFLA e o outro curso ministrado pelo Professor Dr. Raimundo Rodrigues Gomes Filho da UFG no CTG Sinuelo da Saudade.

Na abertura estiveram presentes os Professores Dr. Vital Pedro da Silva Paz da UFRB e também Fernando Braz Tangerino Hernandez que mostrou aos participantes dos dois cursos o software SMAI desenvolvido pela Área de Hidráulica e Irrigação para a estimativa da evapotranspiração e também o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, onde todas as informações climáticas são disponibilizadas a cada cinco minutos gratuitamente aos irrigantes e interessados em geral, que incluem desde a chuva, temperatura até a evapotranspiração.

O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira ministrou o treinamento em Juazeiro - BA (dias 25 e 26/10 - Irrigação Localizada - Manejo) e em Colatina - ES (31/10 e 01/11 Localizada - Manejo) e estará novamente em Colatina nos dias 29 e 30/11 para ensina a importância e como fazer Avaliação da irrigação em sistemas de irrigação localizados - microaspersão e gotejamento e com o mesmo tema estará novamente em Juazeiro - BA nos dias 3 e 4 de dezembro de 2012.

Juazeiro - BA
Em Juazeiro - BA, o curso "Manejo da Irrigação: onde, quando e quanto irrigar?" aconteceu no Rapport Hotel, com 16 horas de duração. Foram três cursos realizados simultaneamente tendo como Instrutores, além do Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da UNESP Ilha Solteira, os Professores Doutores Luiz Fernando de Souza Magno Campeche, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano e Eliezer Santurbano Gervásio da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. 

Foi ensinado não somente a diferença entre o manejo via solo (medindo o estoque de água no solo com tensiômetro ou o "Irrigás") e o via atmosfera (estimando a evapotranspiração da cultura). Neste caso está sendo usado como exemplo o canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira (http:// clima.feis.unesp.br) que estima e divulga a cada hora a evapotranspiração de referência pela equação de Penman-Monteith e ainda foram mostradas as regiões onde os irrigantes dispõem apenas das variáveis climáticas, que o software SMAI (disponível gratuitamente para download no Canal CLIMA da UNESP) pode e deve ser uma importante ferramenta para a estimativa da evapotranspiração de referência.

Já parte prática aconteceu no dia 26 de outubro com atividades no Perímetro Irrigado de Mandacarú, onde foi utilizado como aula prática o controle da irrigação por tensiometria em acerola e o sistema "Irrigás" na cultura do melão, que é muito simples e apesar de não diz quanto irrigar, diz quando, e é um bom começo para quem nada faz para controlar a água de irrigação. Um video com o Prof. Dr. Luiz Fernando Campeche sobre o uso da tensiometria ilustra bem o clima das atividades em campo. No canal YouTube há outros videos ligados a agricultura irrigada, é só assistir!

Um destaque foi o grande defensor da troca de método da irrigação por superfície pela localizada operada no Projeto Mandacarú, o Engenheiro Rodrigo Vieira da Codevasf, que foi um dos facilitadores dos cursos em Juazeiro, onde estava programado apenas um curso e com a sua insistência conseguiu levar 3 cursos e treinar assim 87 irrigantes, técnicos e estudantes. Os Lotes do Projeto Mandacarú eram inicialmente irrigados pelo método de superfície - sistema de irrigação por sulcos e foram readequados para irrigação localizada - microaspersão ou gotejamento - e contam com reservatório e bombeamento individualizado em cada lote. Injetores tipo "venturi" permitem a fertirrigação e otimiza processos.

Colatina - ES
Em Colatina - ES, o curso "Manejo da Irrigação: onde, quando e quanto irrigar?" aconteceu no Sindicato Rural, também com 16 horas de duração e foi ministrado pelo Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da UNESP Ilha Solteira e teve como facilitador Hermes Evangelista do Inovagri - Fortaleza e o Técnico Agrícola Daniel Pereira de Araújo da Prefeitura Municipal de Colatina - ES. Nesse curso, estiveram presentes 35 participantes.

A atividade prática em Colatina foi realizada no cafezal do Sítio Olho d´Água - Distrito de Baunilha, de propriedade de Sandro Morandi e tivemos o apoio do Encarregado Paulo Ribeiro.

Foram instalados tensiômetros com a vacuômetro e de punção, ensinado os cuidados na instalação (a representatividade do local das raizes e da precipitação - lâmina média) e como fazer a leitura e uso dos equipamentos. Em campo, o exemplo pela tensão ou potencial matricial crítico sem o uso da curva caracetrística de retenção de água no solo, já de volta ao Sindicato Rural, através de cálculos e com o uso da curva de potencial matricial e umidade do solo, foram feitos os cálculos do esgotamento da água no solo e ensinado como repor a quantidade da água em qualquer momento para se chegar novamente à capacidade de campo.

Foi abordada também a decisão sobre o programa de manejo a ser implantado, com o turno de rega variável ou fixo, tema também abordado no Pod Irrigar, o PodCast semanal feito pelo Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e também no artigo "A irrigação e o técnico em irrigação".

Democratização do conhecimento e da informação
Para o Professor Fernando Tangerino "a modernização da agricultura passa obrigatoriamente pela agricultura irrigada e a compreensão dos elementos que fazem com que sejam implantados projetos de irrigação adequados a cada situação e ainda se tenha um bom manejo da aplicação de água deve ser feita com a disseminação ou democratização do conhecimento e assim a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira investe em diferentes linguagens para transformar dados em informação para os mais diferentes públicos."

Os canais de comunicação da utilizados pela UNESP Ilha Solteira são:
- Canal de conteúdo (www.agr.feis.unesp.br/irrrigacao,php)
- Canal CLIMA (clima.feis.unesp.br): dados agrometeorológicos da Rede Agrometeorológica do Noroestes Paulista são atualizados a cada 5 minutos
- Blog (irrigacao.blogspot.com): sem formalidade, informações e discussão sobre a agricultura irrigada
- Canal de videos no YouTube (www.youtube.com/fernando092)
- IRRIGA-L (http://www.agr.feis.unesp.br/irriga-l.php): Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada
- PodCast PodIrrigar (podcast.unesp.br/podirrigar): em apenas dois minutos, dicas sobre irrigação, agricultura irrigada e uso eficiente da água
- Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira): as novidades e novas informações vindas da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira começam por este canal.
- Entrevistas do Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e artigos técnicos e de divulgação também estão disponiveis.

Demais cursos
Pressione para acessar a lista completa de locais, datas e Professores! Informações sobre programação do evento, incrição, plano de ensino e mais junto à ANA em (1) e (2).

Fotos e mais informações também estão disponíveis no Facebook e no sítio do Instituto Inovagri.

Veja a seguir o registro fotográfico dos eventos!

CLICK NAS FOTOS PARA AMPLIA - LAS
Tensiometria na prática


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA