Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
AVALIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO SÃO TEMAS DE CURSOS DA ANA E TEVE A PARTICIPAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA EM COLATINA - ES E JUAZEIRO - BA
--------------------------------------------------------------------------------------------------

A modernização da agricultura passa obrigatoriamente pelo uso de sistemas de irrigação e a compreensão dos elementos que fazem com que sejam implantados projetos de irrigação adequados a cada situação e ainda se tenha o aumento da eficiência do uso da água deve ser feita com a disseminação ou democratização do conhecimento e a ANA participa desta iniciativa através do programa de treinamento que contemplou 14 cidades e 36 cursos (20 de Manejo da irrigação) pelas regiões considerado polos de irrigação ou com conflitos pelo uso da água e treinou cerca de 1.000 pessoas e merece elogios pela decisão.

O curso de "Avaliação e manutenção de sistemas de irrigação" que aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro de 2012 foi o segundo oferecido na região de Colatina - ES e deu continuidade no trabalho de treinamento proporcionado pela ANA e Instituto Inovagri com o objetivo de aumentar a eficiência do uso da água. No curso anterior sobre manejo da irrigação, 35 técnicos e irrigantes participaram do treinamento, neste, mais específico foram 14 participantes que interagiram muito durante o curso, tanto na parte teórica como na técnica.

O objetivo geral do curso é fornecer ao aluno conhecimento amplos sobre a avaliação de equipamentos de irrigação do sistema a ser abordado, considerando os diversos tipos de sistemas existentes e entre os objetivos específicos estão a identificação das características fundamentais de cada sistema ou método de irrigação a ser abordado; compreender a hidráulica de cada sistema ou método de irrigação a ser abordado e seus relacionamentos com a uniformidade e a eficiência de irrigação; aprender os conhecimentos básicos para selecionar e operar o método de irrigação mais adequado às condições locais do sistema água-solo-planta-clima; identificar os aspectos fundamentais do projeto agronômico e hidráulico dos vários sistemas ou métodos de irrigação a ser abordado; Aprender os princípios fundamentais da avaliação dos sistemas de irrigação, e aprender a avaliar tais sistemas de irrigação. São atividades teóricas e práticas que contemplam 16 horas de treinamento em cada curso e tem sido uma grande oportunidade de aprendizado.


O Instrutor do curso foi o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e Rennan Alves foi o Facilitador juntamente com Daniel Araujo.

A parte prática do curso aconteceu no Sítio Fênix (altitude 85,3 metros) tendo a cultura do café irrigada por micro-sprays a base para a avaliação e teve uma participação intensa do alunos que fizeram a avaliação da uniformidade da distribuição da água e de pressão, além de conhecer no local equipamentos e os detalhes do sistema de irrigação, bem como identificar problemas, falhas e principalmente, como melhorar as condições de operação do sistema de modo a aumentar a eficiência do uso da água, especialmente evitando desperdício.

De volta a sala de aula na parte da tarde, os dados de vazão e pressão coletados em campo foram utilizados para cálculo do CUC e UD, bem como foram feitos os cálculos de perda de carga e identificação dos problemas e a discussão de como resolvê-los.

JUAZEIRO - BA
Nos mesmos moldes do curso oferecido em Colatina - ES, novo curso aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro de 2012 em Juazeiro - Bahia. Foram três cursos realizados simultaneamente tendo como Instrutores os Professores Doutores Fernando Braz Tangerino Hernandez da UNESP Ilha Solteira, Luiz Fernando de Souza Magno Campeche do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano e Eliezer Santurbano Gervásio da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Os Facilitadores foram Joaquim Vianna, Rennan Alves e Edgleudo, do Inovagri. Participaram do treinamento com o Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez da UNESP Ilha Solteira 26 alunos.

A parte prática foi realizada no Perímetro de Mandacarú (9,393891 S, 404083,8 W e altitude de 370 metros) que foi totalmente readequado com a troca da irrigação por superfície com distribuição de água coletiva, por irrigação localizada, onde cada lote teve o reservatório e bombeamento individualizado como se pode conhecer no video produzido pela CODEVASF que operou esta mudança.

O Engenheiro Agrônomo Rodrigo Franco Vieira que concebeu esta mudança foi um dos apoiadores e incentivadores destes cursos em Juazeiro - BA esteve no XXII CONIRD à convite do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e outro vídeo com a palestra "Efeitos ambientais e econômicos da mudança na irrigação para os pequenos produtores no projeto Mandacaru" está também disponível, bem como todas as demais palestras que aconteceram na Oficina "Sistemas de produção de grãos sob irrigação").

No Projeto Mandacarú o sistema de microaspersão irriga a cultura da manga em espaçamento de 10 x 10 metros e foi a base para aulas práticas, onde foram coletadas as vazões e pressões nos microaspersores em pontos pré-determinados. Também foi feita a checagem de pressão em cavaletes e válvulas e também instruções como fazer a manutenção do sistema, como por exemplo limpeza de linhas laterais. Nas atividades de campo, tanto neste treinamento, como no anterior, de "Manejo de irrigação" os Técnicos Roberlúcio Cardoso da Silva e Jackson Cardoso Dantas deram uma grande contribuição no apoio logístico e também no fornecimento de equipamentos para as práticas.

Na parte da tarde, os dados são analisados e os cálculos dos índices são feitos e discutidos e feita a junção de conhecimento dois dois cursos. Para uma evapotranspiração de referência de 5,0 mm/dia e considerando as condições da cultura da manga da propriedade foi estimada a evapotranspiração da cultura e finalmente o tempo de irrigação. Após tirar todas as dúvidas o curso foi encerrado com a entrega do Certificado e do CD com o material didático.

O manejo da irrigação é um grande desafio aos irrigantes, pois exige conhecimento de solo, clima e das culturas e ainda é mais uma ação que deve ser empreendida diariamente, mas para ser realizado adequadamente, é preciso avaliar e conhecer a capacidade dos sistemas de irrigação e com que qualidade é a distribuição da água na área irrigada. Sem um sistema com uma boa uniformidade de distribuição de água o manejo da irrigação fica comprometido, e a avaliação da irrigação é o primeiro passo para realizá-lo.

O programa de treinamento
A intenção da Agência Nacional de Águas foi o de oferecer aos irrigantes a difusão de técnicas que promovam a conservação e o uso racional dos recursos hídricos na agricultura irrigada. Redução de perdas e de custos de produção, otimização do consumo de recursos hídricos e eficiência nos processos de irrigação são resultados esperados com a adoção de novas tecnologias

Distribuídas por pólos de irrigação no País, as turmas foram formadas de acordo com o principal sistema de irrigação utilizado na região de sua ministração, com foco para: irrigação por pivô central, sistema autopropelido e irrigação localizada (fruticultura, café, etc.). Além disso, os cursos foram direcionados, prioritariamente, para agricultores irrigantes, gerentes agrícolas e operadores de equipamentos de irrigação, podendo também ser realizado por extensionistas rurais, técnicos e profissionais de instituições do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) com interesse em se aperfeiçoar no tema. Cada curso será composto de 16 horas, divididos em aulas teóricas e práticas, com turmas de no máximo 30 alunos.

A abertura aconteceu no dia 18 de outubro de 2012 feita pela Especialista em Recursos Hídricos da ANA Taciana Neto Leme com dois cursos reaizados em Brasília - PAD/DF, um no Auditório Francisco de Lima Ferreira da COOPA - DF, tendo como Instrutor o Professor Dr. Alberto Colombo da UFLA e o outro curso ministrado pelo Professor Dr. Raimundo Rodrigues Gomes Filho da UFG no CTG Sinuelo da Saudade.

Na abertura estiveram presentes os Professores Dr. Vital Pedro da Silva Paz da UFRB e também Fernando Braz Tangerino Hernandez que mostrou aos participantes dos dois cursos o software SMAI desenvolvido pela Área de Hidráulica e Irrigação para a estimativa da evapotranspiração e também o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, onde todas as informações climáticas são disponibilizadas a cada cinco minutos gratuitamente aos irrigantes e interessados em geral, que incluem desde a chuva, temperatura até a evapotranspiração.

As cidades contempladas com cursos foram Assú, Brasília, Colatina, Cristalina, Itumbiara, Luís Eduardo Magalhães, Monte Carmelo, Morrinhos, Paranapanema, Petrolina, Primavera do Leste, São Gotardo, Sorriso e Unaí.

O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira ministrou o treinamento em Juazeiro - BA (dias 25 e 26/10 - Irrigação Localizada - Manejo) e em Colatina - ES (31/10 e 01/11 Localizada - Manejo) e nestes explanados nesta página.

Democratização do conhecimento e da informação
Para o Professor Fernando Tangerino "a modernização da agricultura passa obrigatoriamente pela agricultura irrigada e a compreensão dos elementos que fazem com que sejam implantados projetos de irrigação adequados a cada situação e ainda se tenha um bom manejo da aplicação de água deve ser feita com a disseminação ou democratização do conhecimento e assim a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira investe em diferentes linguagens para transformar dados em informação para os mais diferentes públicos."

Os canais de comunicação da utilizados pela UNESP Ilha Solteira são:
- Canal de conteúdo (www.agr.feis.unesp.br/irrrigacao,php)
- Canal CLIMA (clima.feis.unesp.br): dados agrometeorológicos da Rede Agrometeorológica do Noroestes Paulista são atualizados a cada 5 minutos
- Blog (irrigacao.blogspot.com): sem formalidade, informações e discussão sobre a agricultura irrigada
- Canal de videos no YouTube (www.youtube.com/fernando092)
- IRRIGA-L (http://www.agr.feis.unesp.br/irriga-l.php): Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada
- PodCast PodIrrigar (podcast.unesp.br/podirrigar): em apenas dois minutos, dicas sobre irrigação, agricultura irrigada e uso eficiente da água
- Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira): as novidades e novas informações vindas da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira começam por este canal.
- Entrevistas do Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e artigos técnicos e de divulgação também estão disponiveis.

Demais cursos
Fotos e mais informações também estão disponíveis no Facebook e no sítio do Instituto Inovagri.

Veja a seguir o registro fotográfico dos cursos de Avaliação e manutenção de sistemas de irrigação em Colatina - ES e Juazeiro - BA!

CLICK NAS FOTOS PARA AMPLIA - LAS


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA