Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Curso de Avaliação de Sistemas de Irrigação promovido pela UNESP junto a Agência Nacional de Águas e instituto INOVAGRI
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e com o Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri) promoveu entre os dias 04 e 05 de agosto de 2016 o curso que trouxe como tema "Avaliação de Sistemas de Irrigação".

A escolha dos locais levou em consideração a pluralidade da agricultura irrigada e suas peculiaridades, diferenças regionais, níveis de tecnificação e automação, sistemas de irrigação, dentre outros aspectos relevantes. E assim, o Noroeste Paulista foi contemplado com dois cursos, o primeiro de Manejo da Irrigação que aconteceu nos dias 12 e 13 de maio, abordando o "Quando, Quanto e Como irrigar?" e também o de "Avaliação de Sistemas de Irrigação" e assim o curso dará continuidade no trabalho de treinamento proporcionado pela ANA e Instituto Inovagri com o objetivo de aumentar a eficiência do uso da água. No curso anterior sobre manejo da irrigação, aproximadamente 40 técnicos e irrigantes participaram do treinamento.

Visto o sucesso obtido no Curso: Manejo da Irrigação "Quando, Quanto e Como irrigar?" mais uma vez a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira junto a ANA e o Instituto INOVAGRI somaram esforços para capacitar entre técnicas de manejo básico até as mais avançadas tecnologias que englobam o gigantesco mundo da agricultura irrigada, tendo em visto que a irrigação não é somente a aplicação correta da água, mas uma virtude de estudo de solo, topografia, cultura, clima e entre outros fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher o manejo ideal, possibilitando uma reciclagem e/ou ampliação dos conhecimentos ligados à agricultura irrigada, melhorando as condições de trabalho, transferência de tecnologias e lucratividade aos produtores, muitos deles carentes em processos modernos de produção baseada em sistemas de irrigação

Nesse curso o objetivo geral foi de fornecer ao participante conhecimento amplo sobre a avaliação de equipamentos de irrigação do sistema a ser abordado, considerando os diversos tipos de sistemas existentes e entre os objetivos específicos estão a identificação das características fundamentais de cada sistema ou método de irrigação a ser abordado; compreender a hidráulica de cada sistema ou método de irrigação a ser abordado e seus relacionamentos com a uniformidade e a eficiência de irrigação; aprender os conhecimentos básicos para selecionar e operar o método de irrigação mais adequado às condições locais do sistema água-solo-planta-clima; identificar os aspectos fundamentais do projeto agronômico e hidráulico dos vários sistemas ou métodos de irrigação a ser abordado; Aprender os princípios fundamentais da avaliação dos sistemas de irrigação, e aprender a avaliar tais sistemas de irrigação. 

As atividades foram divididas em teóricas e práticas e teve um total de 16 horas de treinamento sendo uma grande oportunidade de aprendizado e totalmente gratuita.

O curso foi realizado em Ilha Solteira nos dias 04 e 05 de agosto de 2016 e contou com a parceria da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, sob a coordenação do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e teve como público-alvo irrigantes, Engenheiros, Técnicos em agricultura irrigada e ainda estudantes. 


Onde?
O curso “Avaliação de Sistemas de Irrigação” teve inicio na UNESP Ilha Solteira, Campus II, no Anfiteatro do DEFERS - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, situado na Rua Monção, 226

Público-Alvo 
Irrigantes, Engenheiros Agrônomos, Extensionistas, Técnicos e Profissionais com atuação em agricultura irrigada ou interesse no tema.

Programação
1° DIA - 04 DE AGOSTO
08:00 horas - Boas vindas ao DEFERS - UNESP: Prof. Dr. Mauricio Augusto Leite - Chefe do Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos
08:20 horas - Abertura, o programa de treinamentos da ANA / INOVAGRI, a agricultura irrigada no noroeste paulista, crise e segurança hídrica, atuação da UNESP Ilha Solteira e por que avaliar sistemas de irrigação: Fernando Braz Tangerino Hernandez
08:45 horas - Democratizando o conhecimento, a informação e o apoio à agricultura irrigada realizado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: Vitor Felipe Trinca
09:10 horas - Relembrando os conceitos de manejo da irrigação: Fernando Braz Tangerino Hernandez
10:00 horas - Intervalo
10:20 horas - Avaliação da irrigação: conceitos e aplicações: Fernando Braz Tangerino Hernandez
12:00 horas - Almoço - Laranja Lima
13:30 horas - Avaliação de pivô central - Pereira Barreto

2° DIA - 05 DE AGOSTO
08:00 horas - Avaliação de um sistema de irrigação localizada operando em mamão e citros: Fazenda Recanto da Onça, em Rubinéia
13:00 horas - Almoço - Cozinha da Vó (Pereira Barreto)
14:00 - Avaliação da irrigação por aspersão em pastagem. Fazenda Laranja Azeda, em Pereira Barreto
17:00 horas - Avaliação do curso

Para quem não pode participar
O curso também foi viabilizado por transmissão on line e os Internautas também podem assistir o curso clicando AQUI! Lamentamos, mas o áudio somente está disponível a partir dos nove minutos! Também o material didático utilizado no curso está disponível na aba Downloads. O Aftermovie resume as atividades realizadas em 16 horas em 33 segundos.

Depoimentos recebidos pela Internet
Paulo Gomide, de Dracena avaliou que o "curso foi muito interessante para todos os profissionais ligados ao agronegócio. Focado no controle das áreas irrigadas, para com isso obter maior eficiência e evitar o desperdício de água, energia, mão de obra, etc. Predominantemente aulas práticas em campo, o que, no meu entendimento foi o destaque do curso, além das conversas com os próprios irrigantes, o Professor destacou o enorme potencial tanto no crescimento do segmento, bem como as grandes oportunidades de prestação de serviço visando o melhor aproveitamento dos diversos sistemas pelos irrigantes! Parabéns!!!"

Luanna Bras escreve: "Gostei bastante. Como comentamos, a questão do praticar, ver acontecer, é diferente. Gosto da sua metodologia, de fugir do tema e comentar assuntos aleatórios, como os finalizando o curso. Só gostaria de ter mais tempo de raciocinar mais sobre os dados coletados, conversar mais exaustivamente sobre as soluções de cada problema encontrado. Como disse, tem coisas que é bom repetir repetir repetir".

Conheça a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira
O Programa Ciência Sem Limites abordou o trabalho e os valores da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Conheça-nos!

CLICK NAS FOTOS PARA AMPLIA - LAS

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA
 
 
Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira
 
Pod Irrigar: O Pod Cast semanal da agricultura irrigada na UNESP