Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
WEATHER INFORMATION AND DECISION SUPPORT FOR IRRIGATION IN SAO PAULO STATE - BRAZIL
--------------------------------------------------------------------------------------------------

O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira ministrou palestra no dia 7 de maio de 2012 no International Workshop "Strengthening Weather and Climate Services in a Sustainable Agriculture and Climate Change Perspective through Communication and Dissemination" - que teve a presença da Secretária de Agricultura do Estado de São Paulo, a Engenheira Agrônoma Mônika Bergamaschi - com o tema WEATHER INFORMATION AND DECISION SUPPORT FOR IRRIGATION IN SAO PAULO STATE - BRAZIL e abordou as atividades da UNESP Ilha Solteira de apoio aos irrigantes com ênfase na  Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista (http://clima.feis.unesp.br), suas aplicações e oportunidades à profissionais de diferentes áreas de atuação. 

A Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista é parte do projeto “Modelagem da Produtividade da Água em Bacias Hidrográficas com Mudanças de Uso da Terra”, financiado pela Fapesp (Processo 2.009/52.467-4) que tem por objetivo introduzir estudos que combinam sensoriamento remoto e o conceito de rede de estações agrometeorológicas no noroeste paulista para estudos de evapotranspiração em escala regional, até então inexistente na região.

Nesta conceito, ao rodar os modelos, as informações climáticas obtidas pelas estações não entrariam com valores estanques e sim, com mais um plano de informação obtido por interpolação, onde cada pixel teria um valor diferenciado. 

Para o Professor Fernando Tangerino "Uma das exigência para o uso eficiente da água é a necessidade de se instalar bons projetos de irrigação e para tanto, é fundamental termos uma confiável base de dados hidro-meteorológicos, que inclui a evapotranspiração, avaliação de sistemas de irrigação e ainda de ampliar os canais de comunicação com os usuários da água".

Além do Professor Dr. Fernando Tangerino estiveram presentes da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, o Analista de sistemas Jean Carlos Quaresma Mariano, o Engenheiro Agrônomo Diego Gonçalves Feitosa e os Bolsistas de Extensão Bruno Felipe Reis da Silva e Rafael Pinho Biazotto, Graduandos em Engenharia Mecânica e Civil, respectivamente e que destacaram a importânica da presença dos Bolsistas de Extensão, uma vez que o evento tratou principalmente do trabalho desenvolvido por eles, o de democratizar a informação e o conhecimento à toda a população. Dessa forma, foi possível notar com clareza a preocupação de grandes autoridades e pesquisadores em tornar o conhecimento técnico adquirido cada vez mais acessível a todos, de forma fácil, rápida e objetiva.

O objetivo do projeto PROEX de Extensão Universitária "Planejamento e Gerenciamento Hidroagrícola e Ambiental" é disponibilizar informações agrometeorológicas que permitam ao interessado planejar e gerenciar o meio ambiente e os recursos hídricos (manejo da irrigação, ou seja, o quando e o quanto irrigar). Em um objetivo mais amplo, transformar todos os DADOS obtidos pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em INFORMAÇÃO, disponibilizando-as e divulgando-as.

Nesse contexto, destacou-se o uso da Internet assim como suas ferramentas para aproximar as pessoas de modo geral e os trabalhos técnicos desenvolvidos na área de Agrometeorologia em todo o mundo. Pode-se dizer que a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, através do NACI (Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação) é pioneira nessa atividade devido aos diversos tipos de páginas na Internet disponibilidos pelo Núcleo, que constantemente atualizados. Além disso, as palestras ministradas pelo Diretor da Divisão de Meteorologia Agrícola da Suiça (OMM), Robert Stefanski - representando Vernon Carr do escritório de Meteorologia Australiano, por Nick Holden da Universidade de Dublin na Irlanda e pelo Professor Tangerino foram categóricas na abordagem do papel da Internet e das demais mídias para difundir as informações.

O Professor Fernando Tangerino finalizou sua apresentação defendendo o uso da Internet como um dos meios de disseminar a informação e o conhecimento, dizendo "que é preciso inovar, não dá só para copiar e é preciso criar uma nova empresa e reinventar o nosso setor, para tanto é fundamental a democratização e a transparência da informação, do conhecimento e de ações" e exemplificou com o que a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira faz, usando diferentes linguagens na Internet para cumprir este propósito através do:
PORTAL de Conteúdo
Portal CLIMA
BLOG
Canal YouTube
IRRIGA-L Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada

O Workshop repercutiu na mídia de Campinas e acordo com o Dr. Orivaldo Brunini - Coordenador o evento - " nos últimos 20 anos, se verificou um deslocamento da estação chuvosa no Estado de São Paulo e é preciso avaliar se trata de um processo contínuo ou apenas uma variabilidade climática e o workshop é importante para trazer ferramentas e ações que ajudem como levar informações para o produtor rural para que ele possa desenvolver uma agricultura sustentável tanto no cenário climático atual como no de mudanças”.

As conclusões do workshop foram sobre a necessidade de aumento do número de estações agrometeorológicas e a necessidade de se ampliar o trabalho em redes agrometeorológicas (diminuindo a espacialização das coletas e a repetibilidade dos dados coletados) e a dispobilização dos seus dados, à exemplo da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, do CIIAGRO e Inmet, investimentos no controle de qualidade e acurácia dos dados, treinamento no uso dos dados e das informações, a integração entre os órgãos de ensino, pesquisa e extensão rural e que a Internet é a grande mídia a ser utilizada como canal de comunicação com o usuário.

Detalhes do projeto “Modelagem da Produtividade da Água em Bacias Hidrográficas com Mudanças de Uso da Terra” que permitiu dotar o noroeste pauslita de informações climáticas estão no Portal de Conteúdo da UNESP Ilha Solteira em www.agr.feis.unesp.br/agua_etp.php e no Portal Clima em clima.feis.unesp.br/faqs.php há informações sobre a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e sobre o projeto que está sendo desenvolvido em parceria com a EMBRAPA Semi árido.

O Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, após 14 meses do seu lançamento, mudou. Desde o dia 05 de março, tem novo lay-out e ganhou mais conteúdo. O acesso se dá a partir de http://clima.feis.unesp.br.

Veja em video partes das palestras de:
Fernando Braz Tangerino Hernandez da UNESP Ilha Solteira
José Carlos Rossetti da CATI
Nick Holden da University College Dublin- Irlanda

Visualize a palestra inteira do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e o registro fotográfico da participação da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira no workshop no fim desta página.

Resumo da palestra
WEATHER INFORMATION AND DECISION SUPPORT FOR IRRIGATION IN SAO PAULO STATE - BRAZIL

Fernando Braz Tangerino Hernandez e Antonio Heriberto de Castro Teixeira
Professor of UNESP Ilha Solteira (fbthtang@agr.feis.unesp.br). http://clima.feis.unesp.br and Researcher of EMBRAPA Semi árido (heribert@cpatsa.embrapa.br)

The project "Modeling of Productivity of Water in River Basins with Land Use Change," funded by FAPESP (Process 2.009/52.467-4) aimed to introduce remote sensing studies that combine the concept of weather network for the study of evapotranspiration on a regional scale, absent in northwest of Sao Paulo State region. In this concept, to run models, climate information is obtained from weather stations network and entry in the model as an additional layer obtained by interpolation, where each pixel would have a different value. For it was built the Weather Network of the Northwest of São Paulo State and their data and information are available on the WEATHER Website of UNESP Ilha Solteira established in http://clima.feis.unesp.br.

Thus, the WEATHER Website of UNESP Ilha Solteira provide information for the development of research with a strong extension service component, with data collected by the stations and release in the Internet in real time and as the historical basis, allows a lot of applications, increasingly relevant face of climate change and extreme events becoming more frequent.

The WEATHER Website of UNESP Ilha Solteira is composed of eight automatic weather stations (Campbell CR-1000) with scan time of 10 seconds and provides daily temperature (maximum, minimum and average), humidity (maximum, minimum and average), atmospheric pressure, radiation (global, net and photosynthetic active), wind speed (average and maximum) and direction, rainfall, sunshine hours and evapotranspiration estimated by Penman-Monteith (Allen et al, 1998 and Allen et al, 2007) and the products offered are the weather data in real time with updates every five minutes, graph of last two hours (updated every 5 minutes on average values) and the last 24 hours (hourly averages) and update every 5 minutes maps direction and wind speed, temperature and humidity, rain and accumulated daily instant and map reference evapotranspiration accumulated daily are updates, from the follows sensors: anemometer (L12-03002), Quantum (LI190SB-L15), rain gauge (TB4-L15), temperature and relative humidity probe (CS215-L17), net radiometer (NR LITE-L12, barometer (CS109) and Pyranometer (LI200X-L13).

The project "Modeling of Productivity of Water in River Basins with Changes in Land Use" is a partnership between UNESP Ilha Solteira e EMBRAPA Semi arid Centre (Petrolina), which installed a similar weather network in the Brazil´s northeast region.

WEATHER Website of UNESP Ilha Solteira was officially launched on January 1, 2011, is one of the communication´s channels offered by the Hydraulics and Irrigation Division of UNESP Ilha Solteira, where the weather information are available and serves as a support for various research, both to researchers from UNESP, as any other institution that wants to work with the climatic in northwest of São Paulo State. Consultants can also avail themselves of the data provided by UNESP to perform climate analyzes and/or studies for environmental licensing in the region.

WEATHER Website of UNESP Ilha Solteira is divided into three basic core search and access: (A) to set the weather station and follow to access graphs and tables about everything that happens in the region in real time, (B) to access all the historical basis and still to make comparisons between weather variables and also do the calculations in the database and (C) to access the products offered, which are graphs and maps of real-time monitoring of all stations and the main weather such as temperature, humidity, wind speed and direction, rainfall, evapotranspiration, atmospheric pressure and global and net radiation.

WEATHER Website of UNESP Ilha Solteira in their first year of operation (2011) was visited by 7,197 people in 22,937 visits that resulted 88,400 page views (3.85 page view per visit) and 7 minutes was the average time the site. From January to April 2012 the Weather Website had the following hits: 4.458 people in 9,204 visits with 52,093 page view (5.66 page view per visit) and 9 minutes was the average time of access. These results show that there is a increasing interest in weather information for the population.

Based on information from the WEATHER Website, the Weather Bulletin is often published in the Blog of Hydraulic and Irrigation Division of UNESP Ilha Solteira in http://irrigacao.blogspot.com.

Veja abaixo algumas fotos do evento e os slides utilizados pelo Profº Tangerino em sua palestra.

CLICK NAS FOTOS PARA AMPLIA - LAS
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA