Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------UNESP Ilha Solteira recebe alunos da AEMS Três Lagoas e da ETEC
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No último sábado - 13 de junho de 2015 - pela manhã alunos do 7° período de Engenharia Ambiental da AEMS (Faculdades Integradas de Três Lagoas - MS) acompanhados pelo Professor Dr. Renato Alberto Momesso Franco foram recebidos pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira para a realização de aulas práticas sobre Hidrometria e Qualidade da Água. Hidrometria é a área de estudo que trata da medição da vazão.
Após uma breve exposição no Laboratório de Hidráulica e Irrigação os alunos se deslocaram até a microbacia do Córrego Cinturão Verde, onde realizaram práticas de medição de vazão por dois métodos - flutuador e o do molinete hidrométrico - e ainda conheceram os aspectos ligados a qualidade de água foram abordados.

Além das medições de vazão realizadas em campo, os alunos tiveram também a oportunidade de utilizar o geoprocessamento no manejo dos recursos hídricos, com registro de carta topográfica do município de Ilha Solteira para a delimitação da bacia hidrográfica do córrego do Cinturão Verde e a obtenção de sua área. Os dados obtidos em campo e laboratório possibilitarão o cálculo da regionalização hidrológica.

Já no período da tarde foi a vez da Professora Gabriela Schmaedecke coordenar a visita dos alunos do curso Técnico de Meio Ambiente da ETEC Ilha Solteira, complementando as informações da disciplina de "Poluição atmosférica e mudanças climáticas", conheceram o funcionamento de alguns instrumentos meteorológicos, algumas metodologias e os processos que envolve o monitoramento climático da região, feito pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operacionalizada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.
Os alunos foram recebidos pelo Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez que deu as boas vindas aos alunos, explicando que para se ter em campo os sistemas de irrigação, "há a etapa inicial em envolve planejamento meticuloso e a capacidade dos sistemas de irrigação a serem projetados depende da evapotranspiração da região e assim, redes agrometeorológicas são fundamentais. Também precisamos de água em quantidade e preferencialmente, com qualidade para ser captada e abastecer os sistemas de irrigação. A segunda parte é quando o sistema já está em campo e aí o manejo da irrigação é o grande desafio e novamente dependemos da evapotranspiração, estimada pelas estações agrometeorológicas. A terceira etapa é quando a produção está feita e precisa-se da comercialização e a manutenção dos dos sistemas de irrigação, além de toda a logística de transporte", disse o Professor Fernando Tangerino aos alunos, que também enfatizou que a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira se preocupa com todas estas etapas ou fases envolvidas com agricultura irrigada e na sequência seus Orientados passaram a expor parte do trabalho executado com ênfase na pesquisa e na extensão, entre ele, a preparação e a recepção de visitantes, como aconteceu no sábado. 
Foi mostrado o funcionamento da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e como acessar os dados no Canal Clima da UNESP Ilha Solteira, além dos trabalhos de pesquisa e extensão. Um deles foi o desenvolvimento do software SMAI que é utilizado para estimar a evapotranspiração quando são fornecidas apenas as variáveis climáticas e assim, o irrigante ou projetista pode, de forma muito simples, estimar as perdas e necessidades de água das diferentes culturas na sua região de interesse. Para Emanuela Amendola, Bolsita de Extensão, "o SMAI é um poderoso instrumento para se concretizar o manejo da irrigação em qualquer região que se esteja, aumentando a eficiência da aplicação da água em sistemas agrícolas". 
Também foi destacada a importância da conservação do solo e da água, para a recarga do lençol freático e a preservação da qualidade da água. O uso de dataloggers - que são registradores digitais - e sensores agrometeorológicos também foram demonstrados na prática, indicando também os trabalhos na linha de pesquisa em conforto térmico e visual em ambientes urbanos. A visita à Estação Agrometeorológica Automática de Ilha Solteira encerrou mais esta atividade, com o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez agradecendo a presença dos visitantes e destacando que seus "Orientados, mais uma vez tiveram a oportunidade, de, ao ensinar, consolidar conhecimentos que vão desde a preparação para recepção dos alunos, até as respostas às diferentes perguntas dos visitantes e estão de parabéns", registrou o Professor. 

SERVIÇO:

- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira emhttp://irrigacao.blogspot.com 
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão emhttp://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: 
www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php 
 - Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092 
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br 
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira

- Informações também em (018) 3743-1959  
-- ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO UNESP
Ilha Solteira Avenida Brasil Centro, 56 - Caixa Postal 34 15385-000  
- ILHA SOLTEIRA - SP Telefone: (0xx18) 3743-1959 
Skype: equipe-lhi 
Canal de Conteúdo:www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php 
Blog:http://irrigacao.blogspot.com 
Canal CLIMA:http://clima.feis.unesp.br 
YouTube:www.youtube.com/fernando092 
Pod Irrigar, o Pod Cast da agricultura irrigada:http://podcast.unesp.br/podirrigar
Facebook:https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira  
Irriga-L:www.agr.feis.unesp.br/irriga-l.php


Portal UNESP, 15 de Junho de 2015.

Blog do Patrício Nunes, 15 de Junho de 2015.

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA